GOVERNADOR VALADARES – O Dia dos Pais será comemorado no próximo domingo (10) e, além de ser uma oportunidade de homenagear figuras paternas, a data também representa um importante impulso para o comércio. Em Valadares, a expectativa dos lojistas é de aumento nas vendas, embalado por promoções especiais e campanhas de valorização do comércio local.
A origem do Dia dos Pais remonta à Antiga Babilônia. De acordo com uma tradição milenar, o jovem Elmesu, filho do rei Nabucodonosor, teria moldado em argila o primeiro cartão dedicado ao pai, desejando-lhe sorte, saúde e vida longa. Já no mundo moderno, a ideia ganhou força nos Estados Unidos, em 1909, quando Sonora Louise Smart Dood decidiu homenagear seu pai, que criou sozinho os filhos após a morte da esposa. Em 1910, foi realizado o primeiro Dia dos Pais no estado de Washington. A data foi oficializada como feriado nacional em 1972.
No Brasil, a comemoração foi introduzida em 1953 pelo publicitário Sylvio Bhering, inicialmente marcada para 16 de agosto, em homenagem ao Dia de São Joaquim, pai de Maria. Com o tempo, a celebração passou a acontecer no segundo domingo de agosto, seguindo o modelo do Dia das Mães. Atualmente, é considerada a quarta data mais lucrativa do calendário comercial, atrás apenas do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados.
Mineiros mais dispostos a gastar
Segundo levantamento da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG), 62% dos mineiros pretendem presentear na data, com gasto médio estimado em R$ 240, valor 34% maior que o registrado em 2024. Dentre os entrevistados, 60% vão presentear o próprio pai, 22% o pai dos filhos e 18% os sogros.
Apesar do entusiasmo, 43% ainda não definiram o que irão comprar e devem deixar a decisão para os últimos dias. Os itens mais procurados são roupas (37%), calçados (16%) e cosméticos ou perfumes (10%). A preferência segue sendo pelas lojas físicas (56%), embora compras online (23%) e híbridas (20%) também tenham espaço. Quanto à forma de pagamento, 41% vão parcelar no cartão de crédito, 23% pagarão à vista no cartão e 20% utilizarão dinheiro ou Pix.
Expectativas em Valadares
Rogers de Marco, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Governador Valadares (CDL-GV), aposta em um bom desempenho para o comércio local neste Dia dos Pais. “De acordo com a pesquisa da FCDL-MG, o Dia dos Pais promete um ticket médio superior de 34% em relação a 2024. Em Valadares, acreditamos que a movimentação seguirá essa tendência e estamos com uma expectativa alta, considerando que, muitas pessoas também usarão o valor do PID [Programa Indenizatório Definitivo] para movimentar o comércio local”, afirmou Rogers.
A CDL-GV também lançou a campanha “Valorize quem faz parte da sua história”, com o objetivo de promover o fortalecimento do comércio local e incentivar os consumidores a aproveitarem as oportunidades nas lojas da cidade.
Daniel Mendes, proprietário da Ravena Multimarcas, loja especializada em vestuário masculino, também tem boas expectativas para a data. “Temos percebido um aumento gradual na procura por peças masculinas, especialmente aquelas que combinam estilo e conforto. Acreditamos que este será um período de boas vendas, impulsionado tanto pela busca por presentes quanto pela valorização do vestir bem em ocasiões especiais”, destacou Daniel.
A Ravena preparou uma campanha especial com descontos, combos promocionais e kits de presente prontos para facilitar a escolha dos clientes. Além disso, a loja aposta em atendimento personalizado e entrega rápida, com prazos de até 20 minutos. “Os itens que mais se destacam são camisas sociais e polos, que unem elegância e praticidade. Também temos uma ótima saída de calças de sarja, bermudas e peças em tecidos leves, ideais para pais que prezam pelo conforto sem abrir mão do estilo. Os kits de presente, já montados com combinações de roupas e acessórios, também têm excelente aceitação”, completou o empresário.







