GOVERNADOR VALADARES – Considerada uma prática de risco e ilegal, a direção perigosa nos chamados “rolezinhos do grau” se tornou uma das atividades mais observadas pelas autoridades de segurança pública. Em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (23), as Polícias Civil e Militar promoveram um momento de alerta em relação às infrações e crimes relacionados ao grau, que consiste em manobras arriscadas em motocicletas.
Desde 2023, as infrações de trânsito, que prejudicam o sossego público, têm sido alvo de operações policiais. De acordo com o tenente Otávio Junior, comandante do pelotão de trânsito, essa prática chama a atenção das autoridades por, culturalmente, estar associada a diversos outros crimes.
“O rolezinho não é só um movimento em que o pessoal fica andando uma hora na rua. Existem outras desordens que rodeiam ele. O rolezinho é só a vitrine do problema, porque atrás dele tem tráfico de drogas, furto de motocicleta, receptação e vários outros crimes. Quando eu comecei a investigar aqueles motociclistas que prendemos no Natal do ano passado, eu descobri um monte de outros crimes que estão associados”, explica.
O tenente pontua que as operações preventivas serão realizadas em todo o estado de Minas Gerais, principalmente neste período de festas. Ele ressalta ainda que há a ciência de que nem todos que participam desse movimento são criminosos, porém é necessário estar preparado para caso haja algum tipo de confronto com as autoridades.
“Ela visa, inicialmente, inibir que tenha essas ações organizadas por motoqueiros, de vândalos e de criminosos pela via pública. No meio dessas pessoas que praticam o rolezinho, o “grau”, existem pessoas boas, pessoas trabalhadoras, mas também existem criminosos, estelionatários e membros de facções criminosas. Então a Polícia Civil, a Polícia Militar e os agentes de trânsito têm que estar preparados para esse tipo de confronto”.
No Natal de 2023, as ações dos pilotos infratores geraram aproximadamente 2 mil denúncias para a Polícia Militar. No total, mais de 100 pessoas foram detidas e cerca de 1500 motos foram apreendidas em Minas Gerais.
Comments 1
No bairro Vila Isa, está uma desordem total, não só motociclista,outros veículos trafegam com o silencioso modificado,ou com descarga livre;som ligado com veículo em movimento na maior altura em baixa velocidade;velocidade alta,disputa de pégas,faróis apagados a noite,Emfim,uma balbúrdia.Fiscalização zero.