[the_ad id="288653"]

Taxa de desemprego em Minas Gerais atinge o menor nível desde 2012

Taxa de desemprego em Minas Gerais atinge o menor nível desde 2012
FOTO: Arquivo/ Agência Brasil

BELO HORIZONTE – Minas Gerais atingiu, no terceiro trimestre de 2024, a menor taxa de desemprego da série histórica iniciada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2012. Com 5% de desocupação, o estado se destaca como um dos líderes na recuperação econômica e geração de empregos no Brasil.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), Minas registrou 575 mil pessoas desocupadas entre julho e setembro de 2024, uma redução de 6% em relação ao trimestre anterior e de quase 15% na comparação com o mesmo período de 2023.

Nesse mesmo intervalo, o estado apresentou 48 mil novas ocupações em relação ao trimestre anterior e um aumento expressivo de 410 mil pessoas empregadas a mais do que no terceiro trimestre de 2023.

Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, desde 2019, Minas Gerais atraiu R$ 455 bilhões em investimentos privados, resultando em 227 mil empregos diretos e 217 mil empregos indiretos. Conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o estado já criou 943 mil vagas de trabalho com carteira assinada nos últimos cinco anos.

No acumulado de 2024, Minas Gerais registrou 207.363 novos empregos formais, com destaque para os setores da indústria e serviços. Apenas em outubro, foram abertas mais 3.176 vagas, marcando o décimo mês consecutivo de geração de empregos no estado.

A taxa de desemprego mineira permanece abaixo da média nacional. Minas Gerais também ocupa a posição de segundo estado com o maior número de trabalhadores formais, somando 4,9 milhões de empregados com carteira assinada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM