GOVERNADOR VALADARES – A Águas de Valadares, em parceria com a Prefeitura Municipal, reativou o sistema de monitoramento em tempo real do nível do Rio Doce. A medida tem como objetivo facilitar o acesso da população a informações precisas e atualizadas sobre a situação do rio. A ferramenta se torna ainda mais útil com os períodos de chuvas intensas e risco de enchentes.
“Estivemos recentemente reunidos com a Defesa Civil do município, conhecendo o seu histórico de atuação, e nos colocando à disposição para eventuais emergências. Conhecemos mais do cenário de cheias do rio, aprendemos muito com as práticas adotadas pelo departamento comandado pelo diretor major Adelson Bento”, disse Marcos Antunes, diretor executivo da Águas de Valadares.
“Como é o nosso primeiro ano na operação dos serviços de saneamento em Governador Valadares, estamos nos munindo de informações através dos órgãos de controle que têm expertise no monitoramento do nível do rio. Já estivemos na UHE (Usina Hidrelétrica) do Baguari, onde conhecemos as tecnologias que eles utilizam para fazer este monitoramento e estamos em contato com as equipes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce e CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais)”, comentou.
Monitoramento em tempo real
Conforme comunicou a concessionária, os dados coletados pelo sistema de monitoramento estarão disponíveis em tempo real:
- no aplicativo Rio Doce Alerta,
- no site da Prefeitura de Governador Valadares
- e no site da Águas de Valadares.
Dessa forma, a população poderá acompanhar a variação do nível do rio a qualquer momento. Isso é fundamental para se preparar em caso de necessidade. A Prefeitura, através da Diretoria de Tecnologia da Informação, é responsável por disponibilizar os dados para a população. Enquanto isso, a Águas de Valadares realiza o monitoramento em tempo real e mantém os equipamentos atualizados.
“Desde as enchentes de 1997 a gente vem monitorando o nível do rio através da régua do SAAE, que é a medição que a população usa para saber quando a água está chegando mais próxima das casas delas. Em períodos de cheia, o site da companhia chegava a ter mais de 150 acessos simultâneos. Para nós é importante ter agora a Águas de Valadares engajada em trazer essas informações tão importantes para a população”, ressaltou José Antônio Nascimento, diretor de TI da Prefeitura.