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Estudante valadarense conquista medalha de ouro na Olimpíada de Português

FOTO: Arquivo Pessoal

GOVERNADOR VALADARES – A jovem Júlia Pinheiro Santiago, de 13 anos, conquistou uma medalha de ouro ao ficar em primeiro lugar no ranking de Valadares na Olimpíada de Português (OP) 2024. Estudante do 7º ano do Colégio Rúbia Coelho, Júlia também obteve um impressionante sétimo lugar no ranking estadual de Minas Gerais, além da 53ª posição na colocação nacional, destacando-se em uma competição que envolve escolas de todo o país.

A Olimpíada de Português, uma das principais competições acadêmicas do Brasil, busca fomentar o bom uso e compreensão da Língua Portuguesa entre estudantes do Ensino Fundamental e Médio, de escolas públicas e privadas. Desde sua criação, a OP propõe atividades que vão além da gramática, utilizando jogos e textos clássicos, valorizando o idioma e estimulando a criatividade, por meio da redação, e o raciocínio dos participantes.

Em entrevista ao DIÁRIO DO RIO DOCE, a jovem destacou a importância do incentivo à leitura que recebe do professor de Língua Portuguesa, Anderson Gonçalves, o qual desenvolve projetos de leitura que estimulam o interesse e a compreensão dos textos. “As questões fechadas eram mais de interpretação, então não estavam muito difíceis. As questões abertas eu achei um pouquinho difícil, mas com esforço deu para fazer direitinho”, contou Júlia. A estudante revelou que o apoio em sala de aula foi fundamental para alcançar bons resultados, compartilhando que a notícia da conquista trouxe alegria e entusiasmo.

Para o professor Anderson Gonçalves, também conhecido como “Dinga”, a conquista de Júlia é um marco de orgulho e motivação. Ele enfatiza a relevância de competições como a OP, que reconhece o empenho dos alunos. “É uma oportunidade incrível que incentiva o estudo e valoriza o conhecimento, mostrando aos alunos que o aprendizado é recompensador. Ela inspira os alunos a se desafiarem e amplia o interesse pela literatura”, destacou o professor. Anderson também explicou que em sala de aula utiliza métodos que vão além das regras gramaticais, como oficinas de redação e discussões sobre temas atuais e literários, que promovem uma educação crítica.

A família de Júlia também tem um papel central em sua rotina de estudos. Para seu pai, Marcos Santiago, o gosto da filha pela Língua Portuguesa é motivo de grande satisfação, especialmente em tempos de tecnologias digitais, quando manter o foco nos estudos e na leitura se torna um desafio. “Nós temos uma frase que sempre repetimos, que é: ‘quem lê mais, sabe mais, e escreve melhor’. A gente tem tentado fazer com que a leitura seja parte do cotidiano da Júlia, disputando com outras questões, como a internet, mas sempre há um espaço para a leitura e para os estudos”, afirmou o pai da estudante.

Júlia já possui uma afinidade natural pela Língua Portuguesa, além de outros interesses culturais, como música e doramas coreanos. Essa abertura ao conhecimento de diferentes culturas e idiomas, segundo o pai, ajuda no desenvolvimento de uma visão mais ampla da língua e do mundo, complementando sua rotina de leitura e estudos com um toque de curiosidade e entusiasmo.

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