Longevidade do programa da TV LESTE reflete a construção de um trabalho jornalístico de credibilidade
GOVERNADOR VALADARES – O MG Record atinge um novo patamar no que diz respeito a um jornalismo de qualidade na programação local: mais de 4 mil programas exibidos ao longo de 16 anos de história. Desde 2022 à frente do jornal noturno da TV Leste, o apresentador Saulo Bernardo exerce um trabalho íntegro levando informação de excelência a quase 2 milhões de telespectadores do Leste mineiro.
Fundada por Edison Gualberto e Getúlio Miranda, a TV Leste celebrou em agosto seus 41 anos de história. Afiliada da Record, a emissora traz em sua grade programas conceituados no jornalismo brasileiro, dentre eles o MG Record. De segunda a sexta, a partir das 18h55, o telejornal apresenta as principais notícias do dia, com informações ao vivo e reportagens especiais em uma cobertura ágil e diferenciada.
Dessas 4 décadas de existência da emissora, o MG Record está presente há 16 anos, sempre evoluindo, mas nunca perdendo a sua autenticidade, como explica o diretor de jornalismo da TV Leste, Júnior Albuquerque. “O MG Record é a expressão de um tempo, um povo e seu lugar. Nossa identidade sempre foi apostar numa linguagem mais livre, criativa, inovadora e independente. A essência do programa permaneceu ao longo dos anos e fez história ao apresentar novas maneiras de fazer um jornal para televisão”, reflete.
Como colaborador do Grupo Leste há mais de 20 anos, Albuquerque observa que o marco de exibições do telejornal reflete o compromisso da emissora com a informação de qualidade e o jornalismo sério. “[Essa conquista] significa muito para mim, para a direção e toda a equipe. Tanto tempo no ar diariamente poderia ter levado o programa ao desgaste, e não foi isso que aconteceu. Na verdade, a emissora foi precursora em várias mudanças no jornalismo e hoje atua como um portal de talentos”, afirma.
Para se manter como referência de um jornalismo comprometido com a verdade, o MG Record conta com o desempenho de um time de profissionais de alto nível. Dentre eles, o apresentador Saulo Bernardo, que integra a equipe desde 2020, quando estreou como repórter. Após se destacar na função, ele assumiu a edição e a apresentação do telejornal. Dos 4 mil programas, ao menos 1500 foram apresentados pelo jornalista, que a cada exibição tem a oportunidade de evoluir ainda mais como profissional.
“Ao longo desse tempo, observo que o MG Record cresce em audiência fazendo parte do cotidiano das pessoas que buscam de se manter informadas sobre os principais fatos do dia. Me sinto realizado em contribuir com esse crescimento”, conta o apresentador, que também nota que o novo recorde de exibições reflete o crescimento da audiência do jornal. “Dos contextos local e regional, não é qualquer programa que atinge a marca de 4 mil edições. Percebo que a cada dia o telejornal é assistido por mais e mais pessoas”.
Fazer um jornalismo de credibilidade não é uma tarefa simples, porém os resultados colhidos valem todo o esforço. Além de garantir a disseminação de informações relevantes para a população, esse trabalho também tem como efeito o reconhecimento de outros profissionais de referência do mercado, como o superintendente de rede da Record, André Dias. “O apresentador Saulo tem feito um trabalho essencial na comunicação regional dessa emissora tão importante da nossa rede. Quero celebrar aqui esses 16 anos de jornal e mais de 4 mil programas no ar com muita felicidade, gratidão e também reconhecimento a todos os profissionais da TV Leste”, declarou.
E o que o telespectador pode esperar para o futuro do MG Record? Uma série de novidades, que também serão vistas em outros programas da grade da emissora, como a inauguração do novo estúdio 4K, ainda neste ano, e outras inovações que vão levar ainda mais qualidade para o público. Mas, claro, sempre mantendo o jeito TV Leste de fazer jornalismo: com muita responsabilidade e paixão pelo povo mineiro!