[the_ad id="288653"]

Sistema que prevê vazões na Bacia do Rio Doce será apresentado em Valadares

GOVERNADOR VALADARES – Na próxima segunda-feira (19), acontecerá o Seminário de Apresentação do Sistema de Previsão de Vazões, às 18 horas, no Auditório A (prédio ED2), no Campus II da Univale. O evento anunciará uma importante ferramenta para prevenção e gestão de crises relacionadas ao período chuvoso. 

Com o objetivo de auxiliar no monitoramento de eventos críticos nas cidades da bacia, o Sistema de Alerta Hidrológico (SACE) da Bacia do Rio Doce foi desenvolvido pela SGB/CPRM e pela ANA. Além de contar com apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Doce, que contribuiu com o aporte de R$ 1,3 milhão para garantir a atualização e modelagem do sistema. 

Segundo o presidente do CBH Doce, José Carlos Loss, esse investimento trará mais segurança para a população se preparar durante os cenários de enchentes. “O SACE vai contribuir muito para a redução dos danos provocados pelas cheias, como perdas humanas, e mitigar prejuízos materiais e econômicos, por meio de um dos melhores sistemas do Brasil”, explica.

Esse método de acompanhamento, feito por meio de sensores com alta precisão, será complementar à convencional régua de medição e apresentará previsões sobre os níveis de vazão e informações sobre o volume dos rios. Os dados resultantes desse monitoramento serão enviados às defesas civis a fim de colaborar com os planos de contingenciamento de cheias, reduzindo o impacto de eventos críticos.

Novo sistema ajudará a reduzir impactos negativos das enchentes — FOTO: Divulgação/CBH Doce

A programação do Seminário de Apresentação do Sistema de Alerta contará com diversos painéis de debates, mapas de inundação atualizados da Bacia do Rio Doce e discussões sobre a utilização da nova ferramenta de previsão. 

O público-alvo do evento envolve representantes da Defesa Civil, hidrelétricas instaladas na Bacia do Rio Doce, membros da Câmara Técnica de Gestão de Eventos Críticos (CTGEC), representantes do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM). 

• Confira mais detalhes da programação nas redes sociais do CBH Doce:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM