GOVERNADOR VALADARES – A Prefeitura de Valadares avançou mais uma etapa para implantação do sistema de estacionamento rotativo, popularmente conhecido como Zona Azul. Nesta terça-feira (6), foi publicado o decreto nº 12.086, que define as regras de funcionamento e os valores a serem cobrados pelo serviço. As informações estão disponíveis no Diário Oficial do Município.
Com essa nova publicação, a Prefeitura completa o processo de regulamentação do sistema, que teve início em março deste ano com o decreto nº 11.988, o qual estabeleceu o número de vagas e os locais onde elas serão instaladas.
Sem previsão de início
Entretanto, apesar de os decretos já estarem publicados, a Prefeitura informou que ainda não há previsão para o início da operação da Zona Azul. O processo licitatório para a contratação da empresa responsável pela gestão do sistema ainda não teve início. O estacionamento rotativo Zona Azul foi implementado pela última vez no município em 2018, mas desde de 2020 as regras para o uso dessas vagas estão suspensas.
Sobre as regras do Zona Azul
De acordo com as informações disponíveis no decreto nº 12.086, o estacionamento rotativo funcionará de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h. O valor a ser pago pelo motorista para a utilização das vagas destinadas a “carro” será de R$ 3,00 e a “moto” será de R$ 1,50. O valor é referente ao período de uma hora de ocupação da vaga.
De acordo com o relatório, do decreto nº 11.988 estarão disponíveis para implantação do Sistema de Estacionamento Rotativo 3.947 vagas na região central da cidade. Porém, o número de vagas ainda poderá sofrer alterações a depender do andamento do processo de implementação.
Comments 3
Taxistas definem uma rua só para eles, comerciantes colocam cones e até placas de caraga e descarga e ainda bem essa tal zona azul. Coitados do proprietários de veículos.
Já não bastam cobrança indevida de IPTU e taxas e agora cobram estacionamento na rua onde e de direito do condutor ? ABSURDO
É complicado demais. Estes atos só dificultam as coisas. O cidadão mais simples que batalhou muito pra ter um veículo não tem esse dinheiro pra pagar todos os dias pra ter como trabalhar. Quando fazemos as contas, não compensa trabalhar em empresas localizadas no centro da cidade. Salvo se o local tiver estacionamento próprio. Trabalho na galeria Wilson Vaz e de verdade, não compensa. Mas que isso possa ser percebido por nossos governantes.