O foco é promover o desenvolvimento socioeconômico da região
GOVERNADOR VALADARES – Com o apoio de 20 deputados, uma Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento Econômico do Leste Mineiro foi constituída, na última quarta-feira (12), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Sob coordenação do deputado estadual Enes Candido (Republicanos), o grupo tem como foco promover debates e encaminhar ações que possam contribuir para a região.
O documento da proposta aponta que a região Leste do Estado possui áreas que enfrentam grandes desafios socioeconômicos. Um dos principais exemplos é a baixa renda per capita, que sinaliza índices elevados de pobreza e carência de infraestrutura básica.
De acordo com o autor do projeto, é essencial lutar pelo desenvolvimento econômico. “A busca pelo desenvolvimento econômico e pela diversificação econômica ajudará a reduzir essas desigualdades, proporcionando melhores oportunidades de emprego, renda e acesso a serviços públicos”, destaca Enes Candido.
O Leste Mineiro, todavia, foi recentemente incluído na área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Trata-se de uma autarquia na qual o objetivo é impulsionar, assim, o desenvolvimento regional com financiamento de empresas e políticas públicas.
“A partir da inclusão da região na área da Sudene, os municípios têm feito o dever de casa, buscando implementar políticas públicas que ofereçam boas condições e menos burocracia aos investidores. Mas precisamos ainda garantir melhoria nas estradas, ampliação da rede do gasoduto, requalificação de aeroportos e qualificação da mão de obra local. E a frente parlamentar terá uma grande parcela de contribuição neste sentido”, ressalta Enes.