Mais de 30 parceiros participaram da segunda edição do evento do Conselho Municipal de Saúde, que aconteceu, nesta tarde, na Praça dos Pioneiros
GOVERNADOR VALADARES – Uma parada na praça, no centro cidade. Um momento dedicado à saúde pública. Assim foi a tarde de quem passou pela Praça dos Pioneiros, nesta sexta-feira (26), e pôde participar da segunda edição do projeto “Conselho na Praça”. Evento realizado pelo Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Hospital Samaritano, Vitaplan e instituições de ensino superior. O sucesso da primeira edição, realizada em 2023, numa experiência piloto em Minas Gerais com o Conselho Estadual de Saúde, reforçou a posição de polo regional de Valadares na área da saúde.
E essa diversidade de serviços e a atuação das equipes da rede pública de saúde e de seus parceiros puderam ser de novo conferidas de perto. Nos estandes montados na Praça dos Pioneiros, a população foi atendida com serviços e informações. Além de atividades de saúde, beleza, cultura e turismo, ofertados gratuitamente. O secretário municipal de Saúde, Leandro Amaral Andrade, disse que “o sucesso do evento é transmitir à população informações e assegurar o acesso a todos os serviços que oferecemos”. O secretário ainda destacou as várias frentes de investimentos da gestão municipal na área da saúde. Como obras de infraestrutura e aquisição de equipamentos para unidades como a UPA.
Evento aberto aos usuários da rede de saúde
De acordo com o coordenador geral da segunda edição do Conselho na Praça, Wantuir de Oliveira Soyer Júnior, o principal objetivo do evento é manter o intercâmbio entre o usuário do SUS, o Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde. “O evento é aberto a todos os usuários da rede de saúde. E a participação é importante porque, além dos atendimentos, eles têm a oportunidade de conhecerem todos os fluxos para um serviço de qualidade”, disse.
A aposentada Vicentina Batista dos Santos, 65 anos, passava pela Praça dos Pioneiros e aprovou a iniciativa. “Se cuida da saúde das pessoas é um bom projeto. Quero conhecer tudo o que está sendo ofertado”, comentou ao caminhar entre os estandes.
Empreendedora no ramo alimentício, Kathy Pinto da Silva, 45, fez auriculoterapia em um dos estandes da Secretaria Municipal de Saúde. E depois cuidou de sua autoestima e beleza no estande do curso de graduação em Estética e Cosmética de uma das instituições superiores parceiras do evento. “A iniciativa do evento é ótima e mostra o cuidado dos profissionais em buscar a aproximação com as pessoas. Estou feliz com os atendimentos. E vou levar para a vida todas as orientações para minha saúde que recebi hoje”, disse.
Profissional da rede de saúde do município, na área da Odontologia, Eduardo Lopes Soares de Oliveira, 29, além de atender os visitantes do projeto na Praça também circulou entre os estandes e serviços ofertados e avaliou positivamente o projeto “Conselho na Praça”. “É uma experiência válida porque reúne toda a rede de profissionais da saúde do município. Ou seja, Conselho Municipal de Saúde, faculdades e universidade com cursos da área da saúde. Assegurando uma forma de acesso rápido aos serviços e orientações de saúde”, argumentou.
Tendas
No local havia tendas para aferição de pressão arterial; testes de glicemia; verificação de manchas pela equipe do Creden-pes; testes rápidos de sífilis e hepatite; alongamento, orientações nutricionais, psicológicas e sobre a prática de atividades físicas, danças, auriculoterapia, nutricional. Aliás tudo isso feito pelos profissionais dos e-Multi.
Mas para os que não estavam com a caderneta de vacinação em dia também havia atendimentos pelo setor de Imunização da Prefeitura. O projeto contou também com orientações sobre prevenção de câncer bucal, bem como detecção suspeita da doença; palestras sobre higiene bucal e personagens (fio dental e dentinhos), jogo da memória e muitas atividades voltadas para as crianças. Apresentações culturais, do coral da Aposvale, também marcaram o evento.
Autoridades presentes
Participaram da abertura do evento autoridades diversas, como o representante da Beneficência Social Bom Samaritano, Renato Fraga; o presidente da Fundação Percival Farquhar, Rômulo Leite; o vereador Dandan Cesário (União Brasil), representando o Legislativo municipal; Erly Rodrigues Alves da Silva, do Conselho Estadual de Saúde; Fátima Salgado, presidente do Conselho Municipal de Saúde; a secretária executiva do Consurge, Caroline Sangali; e o secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, João Batista.