GOVERNADOR VALADARES – Na tarde de hoje (15), o Centro de Referência de Assistência Social Central (CRAS) realizou uma roda de conversa com o tema “Renda e empregabilidade: como abrir o próprio negócio”. O evento reuniu oito mulheres participantes do Projeto Trajeto Moda, iniciativa da Prefeitura Municipal de Valadares e do Governo do Estado de Minas Gerais.
O analista e consultor de finanças do Sebrae, Andrew Boy, e a embaixadora do empreendedorismo feminino do Sebrae, Karine Meireles, ministraram a palestra. A atividade integra um cronograma de formação humana e profissional durante todo o mês de abril. Os próximos encontros acontecerão nos dias 22 e 29 de abril, abordando respectivamente os temas “Planejamento familiar” e “Autoestima”. Além disso, acontecerá ainda uma terceira roda de conversa sobre “Violência sexual e infantil”, sem data definida.
O Projeto Trajeto Moda não se limita apenas a capacitações teóricas. As mulheres participantes, selecionadas pelos CRAS do município, também recebem aulas práticas de técnicas de costura, classificação de tecidos, funcionamento de máquinas e noções de acabamento. Essas oficinas são ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (Senar-MG).
Para Adjani Alvarenga, secretária municipal de Assistência Social, o projeto capacita as participantes para alcançarem autonomia financeira. “O curso em si não trabalha apenas a prática da costura, mas também o empreendedorismo, ensinando a pessoa a lidar com a receita e com as despesas”, afirmou a secretária.
Lançado em outubro do ano anterior, o Trajeto Moda visa transformar a vida de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Dessa forma, há capacitações em diversas áreas, incluindo cidadania, inteligência emocional, liderança e apoio psicológico. Aliás, na última quinta-feira (11), as participantes entregaram aos diretores do Hospital Municipal a primeira contribuição da turma: pijamas cirúrgicos para os médicos do hospital.