BELO HORIZONTE – O Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Minas Gerais (SAMG) e a Associação Mineira de Árbitros de Futebol (AMA-F) publicaram uma nota de repúdio nesta quarta-feira (3) em relação às declarações do jogador Hulk, do Atlético Mineiro, que chamou o árbitro Felipe Fernandes de Lima de “boçal” após o clássico contra o Cruzeiro.
Em nota, o sindicato destaca que o termo “boçal” é utilizado para xingar uma pessoa de imbecil, ignorante e arrogante. O SAMG e a AMA-F consideram a fala de Hulk uma ofensa à honra e moral dos árbitros, que passam por rigorosos testes e avaliações para exercer a profissão.
No comunicado, o sindicato defende que a arbitragem não pode ser usada para transferir responsabilidades e nem justificar o baixo rendimento do clube após os jogos. A função dos árbitros é garantir a lisura das partidas e não podem ser alvo de ofensas e calúnias.
Críticas à arbitragem
Após o clássico mineiro, entre Atlético e Cruzeiro, no último sábado (30), em coletiva de imprensa, o atacante Hulk voltou a reclamar da arbitragem. Ele disse que não concordou com o cartão amarelo recebido. O camisa 7 do Galo chamou Felipe Fernandes de Lima de boçal e ainda pediu humildade aos árbitros para conversarem mais com os jogadores durante as partidas.
“Enquanto eles [árbitros] não falarem, fica difícil. Ele vai colocar na súmula o motivo do meu amarelo. Por reclamação não foi. Eu não concordei com a falta que ele marcou. Não foi falta. Eu não sou obrigado a concordar e ele não é obrigado a me dar o cartão amarelo”, disse Hulk. “Eu falo para eles que não estou reclamando do trabalho dele em si. Não cabe a mim. Eu vou falar do comportamento dele com os jogadores. Tem que ter humildade. O cara é muito boçal. Você vai conversar com ele com todo o respeito e ele dá as costas. Eu não dou as costas para ninguém. Quando eu faltar com respeito, ele pode me punir”, completou.
Na nota de repúdio divulgada nesta quarta (3), o sindicato também rebateu as críticas de Hulk. “A título de informação, a orientação de que, em certos momentos do jogo, o árbitro deve “dar as costas e seguir com o jogo”, vem de comissões de arbitragens competentes de todo o Brasil. Isso ocorre até mesmo no sentido de preservar os atletas, visto que as reclamações excessivas são passíveis de cartão amarelo”.
Por fim, a nota finaliza com um pedido de respeito aos árbitros e que reconheçam o profissionalismo e seriedade da categoria.
Comments 1
O Hulk representa a torcida atleticana! No jogo de Cruzeiro X Tombense, percebemos o grau de afetividade desse árbitro para com os jogadores do Cruzeiro! Estavam bastantes recíprocos!