A Câmara de Vereadores de Governador Valadares agendou para amanhã, dia 30, às 16 horas, audiência pública para discutir a situação da saúde no município. A proposta é levar para o plenário da Casa o debate do atual cenário da saúde pública, a situação do Hospital Municipal, dos postos de saúde e repasses do Governo do Estado. A reunião com a população e autoridades atende requerimento apresentado pelo vereador Marcion da Fusobras (PR).
Conforme o propositor da audiência, autoridades de diversas áreas relacionadas à pasta foram convidadas para a audiência, além de deputados federais e estaduais eleitos na região. “Queremos ouvir a atual situação do Hospital Municipal, do Samu Regional e a dívida do estado em relação aos repasses direcionados à saúde no município. Fizemos o convite para as autoridades, mas a participação popular também será muito importante. As pessoas na galeria vão ter liberdade para fazer denúncias ou tirar dúvidas sobre os atendimentos na saúde. No final da reunião, será feita uma ata com os direcionamentos, que será posteriormente encaminhada para a Secretaria Municipal de Saúde ou para o Ministério Público”, comentou.
O presidente da Câmara, Júlio Avelar (PV), ressaltou a importância do diálogo com a população para a tomada de decisões e encaminhamentos na área da saúde. “Esse diálogo é fundamental para construímos uma atenção no atendimento básico de saúde. Toda audiência pública é bem-vinda. Faz parte da democracia e para descobrir os pontos a serem melhorados na cidade. Acho importante a participação da comunidade, pois ela cobra, mas precisa participar e acompanhar as reuniões também”, disse Avelar.
por Eduardo Lima | eduardolima@drd.com.br