Hoje, a Cooperativa é uma das principais protagonistas do setor lácteo no Leste de Minas abrangendo mais de 50 municípios do Vale do Rio Doce
GOVERNADOR VALADARES – Há 65 anos, um grupo visionário liderado por Luiz de Castro Côrtes fundou a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce. O objetivo era organizar produtores rurais e impulsionar o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite. Hoje, a Cooperativa é uma das principais protagonistas do setor lácteo no Leste de Minas, abrangendo mais de 50 municípios do Vale do Rio Doce.
Luizinho Côrtes, filho do fundador, destaca um dos legados deixados pelo pai: “O maior legado foi a incorporação de todos os meios rurais envolvidos com a Cooperativa. Como, por exemplo, a União Ruralista (URRD), o Sindicato Rural e o Sicoob [Crediriodoce]”.
Desde sua fundação, em 1959, a Cooperativa tem desempenhado um papel vital na coleta, industrialização e comercialização do leite, destacando-se pelos “Produtos Ibituruna”.
No início de sua fundação, a Cooperativa contava com apenas 186 cooperados. Atualmente, desempenha um papel crucial na economia da região, contando com mais de 1.000 cooperados, distribuídos em 52 cidades, e cerca de 400 colaboradores.
Fortalecimento da economia regional
E além de proporcionar desenvolvimento ao Leste de Minas, a Cooperativa fortalece a economia regional. Em dezembro de 2023, por exemplo, a Cooperativa destinou aproximadamente R$ 20 milhões em pagamentos a cooperados, colaboradores e prestadores de serviços. Esse resultado expressivo reflete o comprometimento da instituição com o trabalho árduo de todos os envolvidos.
Fernando Ferreira, vice-presidente da Cooperativa, destaca a valorização dos cooperados com o Bônus Fidelidade e o pagamento adicional de 40% do salário aos colaboradores por meio do Cartão Natal. “Fazer parte da produção de alimentos é uma tarefa nobre, e valorizamos cada pessoa que caminha ao nosso lado”, afirma Ferreira.
Portanto, além de impulsionar a produção de leite, a Cooperativa sempre buscou promover o desenvolvimento e qualidade de vida para cooperados, colaboradores e a comunidade. Ao longo de suas seis décadas e meia, a instituição promoveu cursos de alfabetização, atendimentos odontológicos na zona rural por meio de parcerias e estabeleceu convênios, como o atual com a Universidade Vale do Rio Doce (Univale). João Marques, presidente da Cooperativa, enfatiza: “Não é só produzir leite e fabricar produtos, é gerar desenvolvimento e evolução, tanto para as pessoas envolvidas em nosso negócio, quanto para a nossa comunidade como um todo”.