Alevinos estão sendo comercializados no Campo Experimental de Leopoldina, para fomentar cadeia produtiva em Minas Gerais
GOVERNADOR VALADARES – A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) iniciou a comercialização de um lote de 10 mil alevinos de carpas coloridas (Cyprinus carpio). Eles podem ser adquiridos no Campo Experimental de Leopoldina. Os alevinos apresentam tamanhos de 3 a 7 cm. Enquanto os valores variam de R$ 1,00 a R$ 1,50 por peixe. A depender da quantidade comprada. O objetivo é atender às demandas de produtores e fomentar a piscicultura ornamental na Zona da Mata Mineira e demais regiões do Estado.
As matrizes reprodutoras, que geraram os alevinos, vieram de um criadouro localizado no município de Cachoeiras de Macacu (RJ). Esse criadouro é referência na produção de carpas coloridas. “São peixes com alta qualidade genética, que apresentam formatos padronizados de cabeça, corpo e nadadeiras, dentre outras características procuradas por criadores”, destaca o pesquisador da Epamig, Alexmiliano Vogel. “Além disso, possuem alta resistência. O que diminui o índice de mortalidade durante os deslocamentos dos viveiros até os aquários onde os peixes viverão”, completa Alexmiliano.
Atividade auxilia na retenção de jovens no meio rural
Aliás as demandas de produtores aumentaram nos últimos anos. Ou seja a cadeia de piscicultura ornamental tem crescido consideravelmente na região do entorno de Muriaé (MG). Local considerado um polo produtor. “A intenção é produzirmos tecnologias que possam solucionar os gargalos de produtores da região. E também criarmos alevinos que vão fomentar o mercado. Nossa meta é contribuir com o desenvolvimento dessa atividade, que tem se mostrado bastante rentável para pequenos agricultores”, ressalta o pesquisador e coordenador de difusão de tecnologias da Epamig, Fábio Tancredi.
Conforme os pesquisadores, a atividade é uma alternativa de renda para produtores que procuram diversificar suas produções. “A piscicultura ornamental pode ser introduzida em propriedades onde já são trabalhadas outras culturas, pois o produtor não precisa de muito espaço. Ele pode começar com viveiros e tanques pequenos, de 100 a 200 m², que não carecem de um manejo muito difícil ou custoso”, detalha Alexmiliano Vogel. Em seguida ele comenta que a cultura tem atraído jovens produtores. O que auxilia na retenção dos mesmos no meio rural, pois muitos permanecem nas propriedades de suas famílias para cuidar das criações de peixes.
Portanto interessados em adquirir alevinos de carpa colorida devem entrar em contato com o Campo Experimental da Epamig em Leopoldina (MG) por meio dos telefones (32) 9 9922-3289, (31) 3891-2646 e (31) 3899-5223. Ou pelo e-mail celp@epamig.br.