GOVERNADOR VALADARES – Nesta quinta-feira de Finados (2), milhares de pessoas de todas as idades e classes sociais visitam os cemitérios para manter a tradição de visitar os mortos. Na data, são colocadas flores e velas nos túmulos, além de celebrações católicas, cultos, e orações como uma demonstração de amor e saudade. Segundo a prefeitura de Valadares, a expectativa é que os cemitérios recebam cerca de 10 mil pessoas.
A doméstica Eva Dias é uma das pessoas que visitam anualmente o cemitério municipal no Dia de Finados. Ela sempre tira um tempinho para visitar os familiares enterrados lá. O que para ela é uma forma de agradecer.
“Eu sempre venho fazer uma visita para meus parentes que foram enterrados aqui, faça chuva ou faça sol. Gosto de trazer velas, fazer orações e lembrar dos momentos bons que tive com eles, principalmente minha mãe, que eu já visito há 10 anos”, conta.
A tradição, aliás, foi instituída pela Igreja Católica no século X, com o objetivo de relembrar a memória dos mortos e rezar pelo descanso das almas deles. É o que faz todos os anos o comerciante Divino Silva. De acordo com ele, a data é importante para relembrar os momentos que passou com os pais.
“Aqui é onde enterrei meus pais. Eu venho todos os anos para visitá-los e lembrar dos momentos que passamos juntos. É importante para mim manter a memória deles viva”, diz. “É uma data triste, que nos deixa pensativos, mas é também muito importante para lembrar e matar a saudade”.