[the_ad id="288653"]

Valadares receberá 5 novas Unidades Básicas de Saúde para ampliar atendimento à comunidade

FOTO: Leonardo Morais/ Prefeitura de Valadares

GOVERNADOR VALADARES – O município de Governador Valadares dará um importante passo na melhoria da saúde pública. Cinco novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) serão construídas nos bairros Vale do Sol, Turmalina, Castanheira II, Vitória e Parque das Aroeiras. 

O investimento total de mais de R$ 10 milhões aconteceu por meio da articulação entre o Governo de Minas, o deputado federal Hercílio Coelho Diniz (MDB) e o deputado estadual Enes Cândido (PP). Segundo os parlamentares, o  anúncio dos recursos foi feito pelo secretário de Governo de Minas, Gustavo Valadares (PMN), no final da tarde de sexta-feira (11).

“Nossa meta é garantir que os cidadãos de Governador Valadares tenham acesso a serviços de saúde de qualidade, sem precisar se deslocar para outras áreas da cidade. As novas UBSs não apenas criarão ambientes confortáveis, mas também assegurarão o atendimento adequado”, enfatiza Enes Cândido.

Hercílio Coelho Diniz ressaltou  a relevância das UBSs para a cidade: “A saúde em Valadares enfrenta desafios, mas estamos avançando com novos investimentos graças à parceria dos governos estadual e federal. As UBSs ampliarão o acesso ao atendimento médico e aproximarão as famílias dos serviços de saúde, especialmente nesse momento crucial em que melhorias são necessárias. Essa é uma conquista significativa, e continuaremos trabalhando para viabilizar mais benefícios.”

Repasse para a saúde pública

Nessa semana, dia 8,  o governador Romeu Zema (NOVO) assinou um novo decreto que agiliza o pagamento da dívida relacionada aos repasses da verba da Saúde do Governo de Minas aos municípios e instituições, no valor de R$ 6,7 bilhões. Trata-se do decreto que regulamenta a Lei Complementar (LC) 171/2023, sobre a execução dos recursos da dívida.

Na prática, os valores que estavam parados nos caixas das prefeituras e que deveriam ser utilizados apenas para uma finalidade, como no combate à dengue, por exemplo, agora poderão ser empregados na área da saúde de acordo com a necessidade do município.

De acordo com o governador, a lei complementar reduz a dificuldade que os prefeitos esbarravam para executar os recursos provenientes de convênios antigos. “Com essa solução, bilhões de reais poderão, a partir de agora, começar a ser utilizados”, explicou.

Já o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, afirmou que a LC é de grande importância porque existem resoluções de dez anos e que não fazem mais sentido. 

“Hoje, o gestor público terá a autonomia para utilizar os recursos da melhor maneira, como em cirurgias, exames ou consultas. É uma dívida que está sendo paga conforme foi acordada, e até de forma adiantada pelo Governo de Minas. Isso significa mais saúde para a população mineira”, disse.

Comments 1

  1. Francisco Teixeira says:

    Parabéns as autoridades envolvidas. Q venham em breve tais benefícios; todos os futuros utentes agradecem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM