O deputado federal Leonardo Monteiro (PT) esteve, nessa quarta-feira (19), com membros do Governo Federal. O objetivo de Monteiro foi apresentar um relatório feito por deputados federais que formam a Comissão Especial de Acompanhamento da Repactuação do desastre ambiental de Mariana, ocorrido e 2015. A equipe interministerial se reuniu com Leonardo Monteiro no gabinete do parlamentar. Compõem esta equipe, membros da Secretaria-geral da Presidência da República, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Ministério da Saúde.
Sendo assim, integram a equipe interministerial Jarbas Vieira e Luiza Dulci da Secretaria-geral da Presidência da República, Gabriela Reis do Ministério da Saúde e Lucas Zenha do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Além desses, também compareceram representantes do Campus de GV da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), do polo do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Cáritas, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. “O deputado Leonardo Monteiro fez uma apresentação histórica da região, ressaltou a dívida histórica que o governo federal tem com a região, por conta das extrações irregulares de madeira, mica e diversos minerais preciosos e semi preciosos”, informou a assessoria do parlamentar.
Contaminação do rio
Na ocasião, o deputado federal ressaltou que a situação do tratamento de água e esgoto no Vale do Rio Doce é inadequada e prejudicial ao rio. “Todos os municípios lançam os dejetos in natura no rio Doce e isso contribui sistematicamente para contaminar nosso principal rio, que é fonte de abastecimento de quase todas as cidades do Vale do Rio Doce”, pontua.
De acordo com a assessoria de Leonardo Monteiro, a equipe interministerial também visitou, nessa quarta-feira (19), comunidades de Resplendor e Aimorés que fazem parte do grupo atingido pelo desastre de 2015. Nesta quinta-feira (19) o grupo segue para Vitória (ES) e, nesta sexta-feira (21), a equipe visitará atingidos em Linhares e Colatina. No sábado (22), será a vez de Regência, Na segunda-feira (240, por fim, São Mateus e Conceição da Barra.
Desastre de Mariana
O incidente aconteceu no dia 5 de novembro de 2015. O rompimento da barragem de Fundão liberou mais de 40 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro. No entanto outros 16 milhões de rejeitos continuaram escoando em seguida, aumentando a proporção dos danos. A tragédia atingiu diretamente a comunidade de Bento Rodrigues, onde 19 pessoas morreram e outras centenas ficaram desalojadas. Contudo Zonas rurais e demais cidades do Vale do Rio Doce também sofreram as consequências do desastre.