Minas Gerais demonstrou um cenário favorável para o empreendedorismo, com um aumento significativo na abertura de novas empresas no mês de maio. De acordo com dados da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), foram abertos 7.161 novos empreendimentos, representando um avanço de 1,83% em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando foram registradas 7.032 novas empresas.
No acumulado do ano, o estado já contabiliza 35.553 novos negócios, um salto de 10,6% em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 32.138 empreendimentos abertos.
Segundo Bruno Falci, presidente da Jucemg, esses números demonstram um ambiente de negócios favorável em Minas Gerais, resultado da visão do atual governo em facilitar a vida dos empreendedores e impulsionar a geração de emprego e renda.
As 10 cidade que lideram o ranking
Os dados revelam que Belo Horizonte continua liderando o ranking de municípios com maior número de aberturas de empresas no estado. Em maio, foram instalados 1.841 novos negócios na capital. Na sequência, estão Uberlândia (472), Contagem (268), Juiz de Fora (177), Montes Claros (167), Uberaba (128), Betim (126), Patos de Minas (95), Divinópolis (90) e Governador Valadares (89).
É importante ressaltar que esses números englobam empresas de todos os portes, exceto os Microempreendedores Individuais (MEIs), cujas inscrições são realizadas diretamente no Portal do Empreendedor do governo federal, sem a necessidade de passar pelas juntas comerciais estaduais.
Além do crescimento na abertura de novos negócios, o mês de maio também registrou o encerramento de empresas em Minas Gerais. Foram contabilizados 4.054 registros de encerramentos, em comparação aos 3.781 do mesmo mês no ano anterior.
A tendência de crescimento na abertura de empresas reflete a confiança dos empreendedores no ambiente de negócios em Minas Gerais e a busca por oportunidades de desenvolvimento econômico. Para mais informações sobre abertura de empresas, registros mercantis e o ambiente empreendedor em Minas Gerais, acesse o site da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg).