Montes Claros (MG), 29 de maio – O Banco do Nordeste inaugura esta semana unidades do programa de microcrédito urbano, o Crediamigo, em Guanhães, no dia 30 de maio, terça-feira, e em Governador Valadares, no dia 1º de junho, quinta-feira, ambas às 9h. Os gestores do programa vão receber clientes e parceiros institucionais para celebrar a presença física do maior programa de microfinança do Brasil agora no Vale do Rio Doce.
Os dois municípios vão receber as primeiras unidades físicas ligadas ao BNB após a recente ampliação da área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que passou a abranger mais 81 cidades mineiras. A unidade em Guanhães está localizada na avenida Governador Milton Campos, 2.065, loja 3, no Centro. A valadarense fica na rua São Paulo, 815, loja B, no Centro.
O gerente do escritório regional do Crediamigo para Minas Gerais e Espírito Santo, Tarcísio Silveira, estará presente nas duas solenidades e destaca que as novas unidades e a proximidade do público vão facilitar a gestão do programa na região. “Nossa expectativa é de apoiar os microempreendedores de toda a região, levando crédito oportuno, rápido e desburocratizado, acompanhado de orientação empresarial por profissionais preparados”, diz.
O superintendente estadual do BNB, Wesley Maciel, também prestigiará os eventos. “O Crediamigo atua na base da pirâmide social e dá aos empreendedores de menor porte, normalmente esquecidos pelo sistema bancário tradicional, a oportunidade de realizarem seus sonhos. O Banco do Nordeste se coloca como um verdadeiro amigo para caminhar lado e lado e ajudar esse público a subir degraus e melhorar a qualidade de vida da sua família”, ressalta.
O que é o Crediamigo?
O Crediamigo do Banco do Nordeste comemora 25 anos em 2023, oferecendo capital de giro e investimento para micro e pequenos empreendedores, com financiamentos que variam de R$ 100 a R 21 mil e contemplam empreendedores individualmente ou em grupo.
O programa tem como diferencial a orientação para uma aplicação eficiente do recurso. Pode ser acessado por empreendedores formais ou informais que atuam nos setores de comércio, serviços ou indústria dos municípios da área da Sudene, que inclui o Nordeste e partes de Minas Gerais e do Espírito Santo.
Em 2023, o Crediamigo já beneficiou mais de um milhão de clientes, dos quais mais de 600 mil são mulheres. Apenas em Minas Gerais, o programa desembolsou, até abril, R$ 156,8 milhões, pulverizados em mais de 58 mil operações.