Aumento na conta de luz: Cemig terá reajuste tarifário a partir de 28 de maio

FOTO: Divulgação/ Cemig

A Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, nesta terça-feira (23), a Revisão Tarifária Periódica (RTP) da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig Distribuição S/A). As novas tarifas de energia elétrica entrarão em vigor a partir de 28 de maio e afetarão consumidores residenciais e empresas em Minas Gerais.

Tarifa de energia: Aneel aprova reajuste nas tarifas da Cemig a partir de 28 de maio

A revisão tarifária da Cemig foi aprovada pela ANEEL e resultará em um reajuste nas tarifas de energia elétrica a partir do dia 28 de maio. A companhia é responsável por atender 9,1 milhões de unidades consumidoras em 774 municípios do estado de Minas Gerais.

Segundo a ANEEL, os principais fatores que influenciaram no cálculo da revisão tarifária foram os custos com transporte e compra de energia, além da retirada de componentes financeiros estabelecidos no último processo tarifário. A ANEEL também aprovou os limites para os indicadores de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) da Cemig para o período de 2024 a 2028.

Entenda os índices de reajuste e os setores afetados pela revisão tarifária

Os consumidores residenciais (classe B1) terão um aumento médio de 14,91% na tarifa de energia elétrica. Já para a classe de consumo de consumidores em baixa tensão cativos, o reajuste médio será de 15,55%, enquanto em alta tensão o reajuste médio será de 8,94%. O efeito médio para o consumidor em geral será de 13,27%.

Consulta pública e processo de revisão: transparência na definição das novas tarifas

A proposta de revisão tarifária da Cemig foi discutida com a sociedade por meio da Consulta Pública nº. 006/2023. Houve uma sessão presencial realizada em Belo Horizonte no dia 17 de março de 2023, além de um período de consulta pública que recebeu diversas contribuições da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Financiamento de veículos cresce 20,4% em 2024

🔊 Clique e ouça a notícia BRASÍLIA – No ano passado, mais de 7,2 milhões de veículos novos e usados foram vendidos de forma financiada, informou nesta quarta-feira (8) a

Lula sanciona lei que impede volta do DPVAT em 2025

🔊 Clique e ouça a notícia Decisão faz parte do pacote de corte de gastos do governo BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira (31) a