A Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, nesta terça-feira (23), a Revisão Tarifária Periódica (RTP) da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig Distribuição S/A). As novas tarifas de energia elétrica entrarão em vigor a partir de 28 de maio e afetarão consumidores residenciais e empresas em Minas Gerais.
Tarifa de energia: Aneel aprova reajuste nas tarifas da Cemig a partir de 28 de maio
A revisão tarifária da Cemig foi aprovada pela ANEEL e resultará em um reajuste nas tarifas de energia elétrica a partir do dia 28 de maio. A companhia é responsável por atender 9,1 milhões de unidades consumidoras em 774 municípios do estado de Minas Gerais.
Segundo a ANEEL, os principais fatores que influenciaram no cálculo da revisão tarifária foram os custos com transporte e compra de energia, além da retirada de componentes financeiros estabelecidos no último processo tarifário. A ANEEL também aprovou os limites para os indicadores de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) da Cemig para o período de 2024 a 2028.
Entenda os índices de reajuste e os setores afetados pela revisão tarifária
Os consumidores residenciais (classe B1) terão um aumento médio de 14,91% na tarifa de energia elétrica. Já para a classe de consumo de consumidores em baixa tensão cativos, o reajuste médio será de 15,55%, enquanto em alta tensão o reajuste médio será de 8,94%. O efeito médio para o consumidor em geral será de 13,27%.
Consulta pública e processo de revisão: transparência na definição das novas tarifas
A proposta de revisão tarifária da Cemig foi discutida com a sociedade por meio da Consulta Pública nº. 006/2023. Houve uma sessão presencial realizada em Belo Horizonte no dia 17 de março de 2023, além de um período de consulta pública que recebeu diversas contribuições da população.