Para melhorar a qualidade do ensino de matemática em escolas públicas e estimular novas didáticas em sala de aula e atividades extraclasse, professores da área terão a oportunidade de participar da OBMEP na Escola. O programa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas está com inscrições abertas até sexta-feira, 28 de junho, pelo site do projeto.
Dividido em duas etapas, o programa selecionará os candidatos este ano por meio da Prova de Habilitação, que ocorrerá em 28 de setembro. Para isso, o interessado deve possuir pelo menos dois anos de experiência no ensino básico e ter licenciatura em matemática. Após o processo seletivo, se o professor inscrito for aprovado, participará do cronograma que vai de março a setembro de 2020.
De acordo com o edital, o projeto estimula: a adoção em sala de aula de novas práticas pedagógicas; a utilização de material didático produzido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) para a OBMEP; a criação de atividades extraclasse, como provas e bancos de questões, vinculadas às provas da Olimpíada.
Durante o período do programa, os docentes serão orientados para a elaboração de conteúdos programáticos, seguindo a prática de resolução de problemas, e trabalhos com grupos de alunos selecionados em suas escolas ou em escolas vizinhas. Tudo é feito para que os docentes recebam formação para aplicar a matemática mais avançada e, assim, preparar alunos para grandes eventos da disciplina, como a Olimpíada Brasileira de Matemática.
O programa, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), conta ainda com o patrocínio de bolsas do Itaú Social. A iniciativa é apoiada pelo Ministério da Educação e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.