A Prefeitura de Valadares, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU), está realizando o trabalho de desassoreamento da lagoa do bairro Lagoa Santa. A rua Porto Seguro está interditada no trecho entre a avenida Luxemburgo e rua Martin de Souza, sendo permitido apenas o tráfego de caminhões para garantir a fluidez dos trabalhos.
Segundo a Secretaria, foi necessário lançar uma quantidade de terra no interior da lagoa. E assim construir um caminho de acesso para as máquinas realizarem a retirada do material depositado no fundo. A expectativa é de que sejam necessárias aproximadamente 4.500 viagens com caminhões-caçamba para a retirada dos materiais terrosos. A meta é uniformizar as medidas de profundidade da lagoa em aproximadamente 1,5m, visto que um estudo hidrológico realizado pelo município em 2022 identificou que a média da lâmina d’água da lagoa estava em torno de 1,5m a 0,4m. Além disso, o desassoreamento vai contribuir com a contenção das águas em épocas de chuva, evitando possíveis transbordamentos.
De acordo com o aposentado Petrônio Pereira dos Santos, morador do bairro, as obras vão valorizar ainda mais o local. “Esta lagoa é ótima e estava esquecida. Mas, agora, esses trabalhos vão dar mais vida ao bairro. Acredito que isso aqui vai ser muito bom para todos que aqui frequentam”, comenta.
Para a etapa de revitalização será proibido o estacionamento de veículos no entorno da lagoa, no trecho que estiver acontecendo as obras. Portanto as interdições em volta da lagoa vão acontecer por setores, de acordo com o trecho em que as máquinas estiverem atuando. Além disso, a orientação é que as pessoas não pesquem na lagoa por questões de segurança, evitando, assim, possíveis acidentes.