Há cinco meses, o Ateliê da Beleza Sara Ramos oferece sessões gratuitas de terapia feminina em grupos. As reuniões acontecem numa segunda-feira, uma vez por mês, no salão de beleza localizado no bairro Vila Bretas, em Valadares. O tema desta segunda (17) foi “libido feminino”, ministrada pela terapeuta Rose Reis.
Segundo a cabeleireira e proprietária do salão, Sara Reis, o objetivo das sessões é abrir espaço para as mulheres desabafarem. “É uma roda de conversa, a terapeuta faz a palestra e depois dá espaço para cada mulher falar um pouco a respeito do assunto”, explica.
“Trabalhamos com mulheres há muito tempo e elas sempre relatam diversas questões pra gente, chega muita mulher machucada aqui e eu queria fazer mais por elas. Além de cuidar do exterior, além de ajudá-las fisicamente, eu também queria ajudá-las interiormente”, completa.
Sara conta que a ideia surgiu quando a terapeuta de mulheres Patrícia Alves a procurou para pedir um espaço em que pudesse realizar as sessões. “A Patrícia marcou uma reunião comigo e disse que trabalhava com mulheres e precisava de um espaço para realizar palestras para essas pessoas. Então combinamos de fazer juntas”.
“A princípio começamos com a minha equipe, depois chamei algumas amigas e, hoje, sempre que uma mulher participa, ela quer vir nos próximos eventos e traz mais uma mulher pra conhecer. É um projeto que Deus colocou em nossos corações e tem dado muito certo”, reitera a cabeleireira.
“Carreira e maternidade”, “Depressão” e “Tirando as Máscaras” já foram temas abordados nas sessões. Agora, na quinta reunião, a terapeuta Rose Reis, que trabalha com sensualidade e sexualidade feminina, trouxe como assunto a “libido feminina”.
Para Sara, as reuniões são essenciais para as mulheres colocarem suas frustrações para fora. “Nós mulheres temos tantas coisas para resolver e nos cobramos muito na tentativa de sermos perfeitas, mas não somos. Somos seres humanos, erramos como todo mundo e muitas vezes isso gera uma frustração. Então aqui acaba sendo o lugar para soltar aquela opressão que temos dentro de nós”, afirma.
A cabeleireira, ainda, diz que é grata por poder ajudar suas amigas, parceiras e clientes. “É muito gratificante contribuir para o bem-estar emocional dessas mulheres, que muitas vezes têm dificuldades de se relacionar. Quando colocamos pra fora, sofremos menos por dentro. Como aqui é um espaço feminino, elas têm mais facilidade em se abrir. E é gostoso ver essa entrega e como elas saem daqui mais aliviadas. É libertador”.
Para participar, é necessário fazer a inscrição através do número (33) 99959-0488. “Infelizmente, o espaço ainda não comporta muita gente, atendemos cerca de 30 mulheres por sessão e no final servimos um lanche. Mas não queremos parar por aqui, vamos continuar e várias profissionais já estão nos procurando e se oferecendo para participar e palestrar. A expectativa é aumentar a frequência das reuniões para atender mais pessoas”, almeja a proprietária do salão.
O ateliê Sara Ramos fica na rua José de Tassis, 31, casa B, no bairro Vila Bretas, em Valadares.