Um cachorro da raça chow-chow foi abandonado na BR-381, entre o bairro Turmalina e Distrito Industrial, em Valadares. Mas um comerciante resgatou o animal na sexta-feira (31), após repercussão nas redes sociais. Thiago Boeke foi até o local, por volta das 18h, e levou o animal para o seu estabelecimento. Segundo Thiago, o objetivo era, depois de cuidar do animal, procurar um lar para adoção.
Em entrevista ao DIÁRIO DO RIO DOCE, o comerciante disse que acredita que o animal havia sido abandonado há mais de quatro dias. “Eu encontrei ele no mesmo lugar em que alguns perfis das redes sociais divulgaram. Aparentemente, ele está um pouco maltratado e acredito que estava lá há muitos dias. Mas nada que não possa ser curado. Eu o levei para o meu ferro velho, um pequeno depósito onde eu compro sucata, e fiquei com ele com o intuito de cuidar e depois iria procurar um lar pra ele”, explicou.
Associação Amigo Bicho
De acordo com Thiago, uma funcionária da Associação Amigo Bicho, Edileuza Dornelas, entrou em contato. Aliás ela disse que poderia cuidar do cachorro. A assessoria do vereador Alê Ferraz (União) também compareceu ao local no intuito de ajudar. Visto que o político é um grande defensor das causas animais em Valadares. Alê estava em viagem e pediu para a sua equipe ir até o local em que o cachorro foi abandonado, mas o animal já havia sido resgatado.
“Agradecemos ao Thiago por ter resgatado o cachorro. Agora vamos contar com a ajuda da ONG, em parceria com o vereador Alê, para poder estar cuidando do cachorro. Ou seja dando os remédios necessários e fazendo os exames, para daqui uns dias poder ser adotado”, disse a assessora do vereador.
Já Edileuza parabenizou a atitude do Thiago e frisou a importância da campanha “Abril Laranja”, voltada para a conscientização contra os maus-tratos a animais.
“Façam como o Thiago fez. Essa ação é muito importante para a vida desses bichinhos. E hoje, dia 1º de abril, iniciamos o “Abril Laranja” contra maus-tratos, e contamos com a ajuda de vocês”, afirmou.
Quem tiver interesse em ajudar financeiramente na recuperação do cachorro abandonado, pode doar qualquer quantia pelo pix da Associação Amigo Bicho: (33) 9889-17811 (Sabrina Dornelas). “Eu estou ajudando com um pouco de dinheiro e logo a gente vai pedir ajuda a quem puder contribuir”, acrescentou Thiago.
Em situações em que o animal está sofrendo maus-tratos, acione a Polícia Militar pelo 190 e entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses de Valadares pelo número (33) 3273-1014.