Esta semana está sendo de muito trabalho para os novos profissionais que integrarão a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Governador Valadares. Eles iniciaram, na segunda-feira (6), o Treinamento Básico Introdutório (TBI). O objetivo é capacitar os profissionais quanto às técnicas e a utilização de equipamentos em diferentes cenários. O encerramento do treinamento será nesta sexta-feira (10).
De acordo com Heverton Nunes, coordenador do Núcleo de Educação Permanente (Nep) do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge), por meio de simulações de diversas situações que necessitam do empenho de uma ambulância, cerca de 80 profissionais estão sendo capacitados.
“Todos os profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas precisam passar por esse treinamento, que tem aulas teóricas e práticas. Por meio da capacitação, eles vivenciam situações que vão trombar no dia a dia da profissão, seja acidentes, quedas, atropelamento, parada respiratória, surtos psicóticos, crises diabéticas e várias outras situações”.
De acordo com o Consurge, depois de Governador Valadares será a vez do município de São João Evangelista. Nesse município, a equipe do NEP capacitará os profissionais da Saúde. O curso será entre os dias 13 a 16 de março.
Enquanto entre os dias 20 a 23 de março será a vez dos profissionais da Saúde de Resplendor. Em seguida a capacitação acontecerá em Mantena, entre os dias 27 a 30 de março.
Ainda de acordo com o Consurge, com esses treinamentos, todas as equipes do Vale do Rio Doce, num total de 150 profissionais, estarão capacitadas a atuarem nos serviços do Samu, e o próximo passo será levar o treinamento para as equipes de Saúde do Vale do Aço. O que irá cumprir o plano de expansão do Samu Regional do Leste de Minas.