A Prefeitura de Valadares anunciou que, na próxima quinta-feira, dia 2 de março, vai inaugurar uma nova rede de abastecimento de água no município. A solenidade será no local da captação, às margens do rio Corrente Grande, às 9h. A nova captação de água foi construída pela Fundação Renova como medida reparatória e compensatória para Governador Valadares, em razão do rompimento da barragem de Fundão, em 2015, quando os rejeitos de minério atingiram o rio Doce.
Dessa forma, o rio Doce não será mais o único manancial responsável pelo abastecimento da cidade. O rio Corrente Grande, localizado na divisa entre os municípios de Periquito e Valadares, foi escolhido por causa do baixo impacto da instalação.
Nova Captação de Água
A Prefeitura e a Fundação Renova anunciaram, em outubro de 2017, a implantação da nova rede de abastecimento. Mas as obras começaram em julho de 2018. Ainda de acordo com a Prefeitura de Valadares, uma comissão formada por engenheiros e técnicos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) acompanharam todas as etapas.
A rede tem 38 km de extensão e exigiu investimento de R$ 155 milhões. Os tubos vão interligar as Estações de Tratamento de Água (ETAs) dos bairros Santa Rita, Vila Isa e Centro. Ainda de acordo com a Prefeitura, o fornecimento de água será até 900 litros por segundo, o que vai garantir mais segurança hídrica. A manutenção e operação ficarão a cargo do SAAE.
Comments 2
Uêê… como assim,Vila Isa, Santa Rita e Centro? !?!? … e o restante da cidade? E o Centro, compreende até onde, mais especificamente???
Acreditava que o fornecimento de água, para toda cidade, se daria por essa nova captação e não seria mais captada água do Rio Doce. Pelo que entendi ainda continuaremos utilizar essa água contaminada pelos rejeitos da Vale! Brincadeira!