Estudantes do curso de Enfermagem do Centro Universitário Católico do Leste de Minas Gerais (Unileste) realizaram na última semana, na Associação dos Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI), uma oficina gratuita para qualificar mais de 30 cuidadores para atuarem com idosos.
A capacitação abordou noções básicas de cuidados, higiene, aspectos nutricionais, mobilização e prevenção de acidentes e lesões. Segundo a coordenadora do curso, Virgínia Maria da Silva Gonçalves, o envelhecimento é um processo que afeta todos os indivíduos de forma lenta e gradativa, provocando alterações biológicas e socioambientais, tornando-os dependentes dos familiares e cuidadores.
Quando se leva em consideração esse fatores do envelhecimento, Virgínia destaca que o papel da enfermagem é ser um agente de transformação social na melhoria da qualidade de vida da comunidade.
“É função do enfermeiro capacitar cuidadores, pois é a enfermagem que treina, educa, supervisiona e auxilia no processo saúde-doença do idoso, além de contribuir, significativamente, para a integração entre profissionais e usuários do sistema de saúde”, disse a coordenadora do curso de enfermagem.