Primeiro caso de varíola dos macacos é confirmado em Santana do Paraíso

A Secretaria Municipal de Saúde de Santana do Paraíso confirmou, na manhã desta terça-feira (23), o primeiro caso positivo para Monkeypox, conhecida como varíola dos macacos. Segundo a Secretaria, o paciente está estável, em isolamento em casa, sendo acompanhado pela equipe de saúde do Município.

A Secretaria foi notificada sobre o caso no dia 17 de agosto, na última quinta-feira, pelo Hospital Márcio Cunha. O paciente deu entrada na unidade no dia 14 de agosto com sinais e sintomas da doença, tais como: dores na garganta, afta e feridas na boca, febre, calafrios e lesões no corpo. No dia seguinte, 15 de agosto, foi feita a coleta de exames e enviada à Fundação Ezequiel Dias (Funed).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente relatou que esteve fora do município, mas dentro do estado de Minas Gerais, quando iniciou os sintomas. O período de isolamento dura em torno de 21 dias e é contado a partir do primeiro dia de sintomas. Caso as lesões no corpo ainda permaneçam, o paciente continuará em isolamento até o desaparecimento total.  

Sobre a varíola dos macacos

A monkeypox é uma doença zoonótica viral causada pelo vírus Monkeypox. A transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animal ou humano infectado ou com material corporal humano contendo o vírus.

Em Minas Gerais, o primeiro caso suspeito foi notificado em 11 de junho de 2022 e o primeiro caso confirmado no dia 29 do mesmo mês em Belo Horizonte. A transmissão entre humanos ocorre, principalmente, por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. Úlceras, lesões ou feridas na boca também podem ser infectantes, o que significa que o vírus pode se espalhar pela saliva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Rússia anuncia vacina contra o câncer para 2025

🔊 Clique e ouça a notícia Dose suprime desenvolvimento de tumores e metástases O governo russo anunciou esta semana que desenvolveu uma vacina contra o câncer. A previsão é que