Prefeitura de Valadares reestrutura Coleta Seletiva de Lixo na cidade

A coleta seletiva de lixo em Valadares começou a passar por uma série de mudanças nessa terça-feira (23). Uma delas é a chegada de cinco novos caminhões que estarão rodando pelos bairros da cidade para intensificar a coleta.

A coleta seletiva de lixo em Valadares começou a passar por uma série de mudanças nessa terça-feira (23). Uma delas é a chegada de cinco novos caminhões que estarão rodando pelos bairros da cidade para intensificar a coleta. A ampliação da frota de veículos é um dos benefícios da reestruturação do formato da coleta seletiva, que tem como objetivo fortalecer e tornar cada vez mais efetivo o processo.

Para oficializar a reestruturação, foi realizada uma solenidade no auditório Luiz Franco, no 5º andar da Prefeitura, para assinatura da ordem de serviço e explanação das mudanças. O evento contou com a participação de membros das associações de coleta seletiva, vereadores e autoridades do município.

Na oportunidade, foi destacado que com a reestruturação, o número de materiais coletados irá aumentar, portanto, após chamamento público, o município passa a beneficiar duas associações. Além da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva (ASCANAVI), a Associação de Catadores de Resíduos Sólidos Reciclando Hoje para um Futuro Melhor (ASCARF) também receberá os recicláveis. 

O descarte correto dos resíduos traz inúmeros benefícios para a cidade, como preservação do meio ambiente, diminuição dos gastos com a limpeza urbana e a geração de emprego e renda pela comercialização dos recicláveis. Os materiais coletados são a fonte de renda dos membros das associações, e, em contrapartida, o trabalho realizado ajuda a diminuir o impacto ambiental decorrente do descarte inadequado desses materiais.

A coordenadora da ASCARF, Keila Alves, não escondeu a satisfação da integração da associação e destacou a importância do trabalho de todos para o sucesso da coleta seletiva. “Nós estamos muito felizes e agradecidos. A inclusão da nossa associação vai fazer a diferença na rotina de todos na cidade. Com a união da sociedade civil na separação do lixo, apoio do município e atuação das associações é possível construir uma cidade melhor, mais limpa e com menos impacto ambiental”, disse.

“Gostaria de agradecer a todos. Estamos muito felizes por ter acontecido essa renovação que tanto nos ajuda. Esperamos em Deus que tudo continue caminhando bem, nos proporcionando cada dia mais qualidade de vida e trabalho com dignidade”, afirmou Silvana Amorim, coordenadora geral da ASCANAVI.

Reestruturação

A proposta de reestruturação da coleta seletiva municipal vem para modernizar as etapas da prestação do serviço, buscando se tornar ainda mais organizada e inclusiva, além de fomentar o surgimento de novas associações e impulsionar o desenvolvimento de uma política pública que fortaleça empreendimentos de economia solidária de catação de materiais recicláveis.

A primeira fase do processo, que teve início nessa terça-feira (23), contempla a chegada dos novos veículos, a integração da ASCARF, o aumento da capacidade, um caminhão exclusivo para recolher os materiais da rota empresarial e uma nova programação de coleta. Os materiais serão distribuídos de acordo com a capacidade de triagem de cada associação e do controle da geração de rejeitos. A segunda fase da reestruturação ainda não tem previsão de início, e contemplará a expansão da coleta para novos bairros da cidade.

O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Robson Campos, informou que um dos objetivos das mudanças é melhorar as condições de trabalho dos coletores e que pela efetividade do processo a expectativa é que se torne referência. “Essas mudanças são um marco na história de Valadares, a reestruturação tem tudo para se tornar um modelo de gestão de reciclagem para todo o país. O impacto social e ambiental é muito grande, além disso, nós vamos tirar todo o custo que as associações tinham com os caminhões e aumentar a remuneração dessas pessoas, para que elas tenham um salário digno para sobreviver”, falou.

O prefeito André Merlo ressaltou que as mudanças são um divisor de águas na destinação dos materiais e pretende promover ainda mais o fortalecimento das associações e melhorar a efetividade social e ambiental. “A destinação dos resíduos sólidos é um problema que Valadares sofre desde sempre por ser uma cidade polo. Estamos criando políticas públicas, uma política municipal de remuneração dos catadores para melhorar as condições de trabalho e a quantidade de receita que é gerada pelas associações. Nós vamos fazer de tudo para o fortalecimento das associações e construção de uma cidade cada mais desenvolvida e sustentável”, comentou.

Nova frota

Com as cores verde e azul e estampando a frase “Jogue limpo com Valadares”, os novos meios de transporte de coleta seletiva chegam com o intuito de criar uma consciência ambiental na população, mostrando que ela também é responsável pelo lixo que produz e precisa fazer sua parte para que o material reciclável volte a ser produtivo.

Os novos veículos contam com plataforma traseira, laterais para apoio e equipamento de áudio com saída externa para sinalizar à comunidade quando estão passando por determinado local. Cada caminhão tem capacidade para transportar cerca de 4 mil quilos de papel, plástico, metal e vidro. Atualmente são coletados na cidade uma média de 95 toneladas/mês de lixo seco.

Vale ressaltar que desses caminhões, um fica responsável pela coleta institucional em empresas, escolas, clínicas, hospitais, bancos, lojas e outros. A instituição que quiser solicitar o serviço pode entrar em contato com o Departamento de Limpeza Urbana pelo telefone (33) 3275-7562 ou pelo Whatsapp (33) 99981-6192.

Confira a nova programação semanal da coleta de lixo e saiba como fazer a preparação dos materiais.

Com informações da Secretaria de Comunicação e Mobilização Social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM