Treinamento faz parte do plano de expansão do Samu na região Leste, que chegará a 27 bases descentralizadas
Na manhã desta terça-feira (16), profissionais da saúde de cinco municípios da região participaram de um treinamento para primeiros socorros. Os municípios são de abrangência do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Área de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge). São eles: Itabirinha, Mantena, Paulistas, Mesquita e Dionísio.
As aulas aconteceram no auditório da 8ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp) e foram aplicadas pelos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). De acordo com o diretor executivo do Consurge, Ernany de Oliveira Duque Júnior, o propósito desse treinamento é capacitar esses profissionais, para que consigam agir rapidamente e com eficiência mediante a casos de urgência e imprevistos; uma vez que nos referidos municípios ainda não há uma base de atendimento do Samu.
Ampliação das áreas atendidas pelo Samu
“Neste momento, nós estamos trabalhando, intensificando para a expansão. Nós temos mais 19 unidades de suporte básico, sete de suporte avançado que, nos próximos meses, estarão atendendo à população. Hoje, nós temos um total de 11 bases e vamos ter mais 16 bases. Então vamos chegar num total de 27 bases descentralizadas na região Leste e no Vale do Aço”, explicou Duque.
Ainda de acordo com o diretor executivo, a região leste contém uma população de aproximadamente 1,5 milhão de pessoas. Por isso, ele acredita ser fundamental a ampliação da área de cobertura do Samu. “Nós somos cortados por várias rodovias importantes: BR-262, BR-381, BR-116. Então é importante a gente ter esse atendimento de urgência móvel. Vai facilitar muito”, destacou.
Aliás o município de Dionísio, cujos profissionais estiveram presentes no treinamento desta manhã, será contemplado com a instalação de uma dessas unidades. A enfermeira Patrícia de Paula Silva veio do município para aprender as técnicas de emergência e aproveitou a ocasião para falar sobre a importância de ter, em sua cidade, uma base do Samu.
“Eu acredito que o Samu vai vir só para fortalecer mesmo. Para ajudar a facilitar o nosso primeiro atendimento ao paciente e também as nossas transferências para o Vale do Aço, que serão bem mais rápidas, mais ágeis, ajudando a salvar vidas no menor tempo possível”, comentou a profissional da saúde.
Núcleo de Educação Permanente – NEP
O instrutor do treinamento e também responsável pelo NEP, Heverton da Silva Nunes, explica que o núcleo tem a função de promover treinamentos para a capacitação de todos profissionais que atuarão no Samu.
De acordo com Nunes, integram a equipe do serviço de atendimento móvel: o condutor do veículo, um enfermeiro, um médico e um técnico de enfermagem. Mas a formação dessa equipe, na hora do atendimento, pode variar conforme a região ou a ocorrência.
“Além de capacitar a equipe que vai trabalhar no Samu, o NEP também expande, capacitando profissionais da área externa; seja de prefeituras, escolas, empresas, conforme a necessidade. Essa capacitação é feita com aulas teóricas, práticas, de situações que a população pode estar vivenciando durante o atendimento, seja de urgência ou emergência”, esclareceu o socorrista.
Portanto no treinamento de hoje, os profissionais aprenderam as técnicas necessárias para a realização da transferência e do transporte de um paciente em ambulâncias. “Até a ambulância do Samu chegar ao local em que eles estiverem, eles vão dar o primeiro atendimento. Por isso a importância desse treinamento. Para eles saberem como fazer até a nossa equipe do Samu chegar”, complementou Nunes.
Diminuição do risco de sequelas
“Essas pessoas estão aqui para serem capacitadas. Para quê? Para fazer um atendimento inicial, pré-hospitalar, de excelência, de qualidade. E isso faz com que diminua os riscos e as sequelas posteriores. Hoje, se encontram aqui na Risp, médicos, enfermeiros, técnicos e condutores. Essas são as pessoas que compõem o atendimento de cada município. Às vezes temos a necessidade de fazer um atendimento e a viatura está empenhada em outra ocorrência. Essa equipe, estando treinada, faz o atendimento”, enfatizou o médico e coordenador técnico da Central de Regulação do Samu, Kleyton de Carvalho.
O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Área de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge) foi criado em dezembro 2020 com o propósito de ampliar o atendimento do serviço móvel nos municípios. Esta será a segunda expansão promovida pelo Consurge no leste mineiro.
De acordo com Kleyton de Carvalho, na próxima semana já começam os treinamentos para os socorristas que deverão compor as bases descentralizadas, que já estão com as sedes prontas. Após esta etapa, iniciam-se os serviços.