Servidores da UFJF-GV participam de curso de formação de brigadistas

Servidores de vários setores do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) participaram, nessa segunda e terça (6 e 7), de um treinamento de brigadistas ministrado por um integrante do Corpo de Bombeiros Militar. O curso foi desenvolvido para atender à legislação que determina que toda instituição tenha uma equipe para atuar em casos de incêndios e primeiros socorros.

A ação foi desenvolvida conjuntamente pelas coordenações Administrativa e de Gestão de Pessoas, que por meio do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) realizou um levantamento da demanda de cada imóvel onde a universidade desenvolve suas atividades, e, em seguida, recrutou os participantes do treinamento.

Sammy Smith de Freitas atua como técnico-administrativo em educação no Departamento de Medicina, e avalia positivamente a iniciativa: “Tivemos conhecimento sobre parada respiratória, cardiorrespiratória, afogamento, engasgamento, tipos de incêndio e extintores correlatos. E não só a teoria, tivemos também a prática. Foi muito importante pra gente e também para a nossa segurança no dia a dia da universidade”.

Objetivo

O responsável por ministrar o treinamento, tenente do Corpo de Bombeiros Aílton Alves da Silva, explicou a importância da formação: “Ela [a UFJF], tendo aqui uma brigada, está apta a atender não só a qualquer princípio de incêndio, como também a primeiros socorros. Quando se faz uma construção, o Corpo de Bombeiros exige a instalação de equipamentos, como hidrantes, extintores, alarmes de incêndio e detector de fumaça. Mas não adianta apenas colocar esses equipamentos e não ter ninguém que saiba utilizá-los. E o treinamento é justamente para que essas pessoas estejam aptas para, caso ocorra algum princípio de incêndio, saibam usar os equipamentos e atuarem nos primeiros socorros”.

Para o coordenador Administrativo da UFJF-GV, Ricardo Grunewald, “a formação de equipes de brigada de incêndios e primeiro socorros foi pensada não só para atender a legislação, mas para trazer mais segurança aos servidores e ao bens da universidade”. Além disso, segundo ele, o campus “tem se esforçado para ser referência no cumprimento irrestrito da legislação, normas e regulamentos.”

De acordo com Newton Rogério Rodrigues, técnico em segurança do trabalho do campus, “A importância de uma brigada de incêndios está no trabalho de prevenção, no atendimento de primeiros socorros e, consequentemente, na preservação de vidas e bens da UFJF e seus parceiros. Devemos considerar que com a formação de nossa brigada, passamos atender a legislação, o que é respeitável, e estaremos melhor preparados para atender os casos de emergência e urgência com os nossos servidores, discentes e clientes, o que promove também a imagem da instituição”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Adolescente morre após ser baleado na cabeça

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Na tarde desse domingo (22), um homicídio foi registrado na Rua Padre Paraíso, no bairro Turmalina. Patrick Alef da Silva Moura,