Nesta semana aconteceu o IX Fórum das Mulheres do Jequitinhonha, em Araçuaí, com apoio da Prefeitura e realização da UFMG – Polo Jequitinhonha. Nas temáticas deste ano estiveram assuntos relacionados aos desafios enfrentados pelas mulheres em diversos cenários, como a pandemia, a atuação feminina na política e as relações étnico raciais. O Fórum aconteceu na sede do Planalto Tênis Clube.
“A história do Fórum é a história de várias mulheres que conhecemos. Estamos aqui para apoiar todas as ações e políticas que assegurem o direito das mulheres. Que as vozes daqui,se reverberem por todo o Vale, por toda Minas Gerais e por todo o Brasil” , declarou o prefeito de Araçuaí, Tadeu Barbosa, no pronunciamento de abertura.
Lançamentos
Além das mesas-redondas que levantaram temas relevantes sobre a mulher na sociedade, durante o evento, foi lançado o álbum dos 6º, 7º e 8º Fórum da Mulher do Jequitinhonha, e o livro Não me toque!, que traz histórias sobre “interromper, libertar e recomeçar”. O Fórum também contou com apresentações culturais, como a do Congado do Rosário de Berilo, e do Grupo NUCA – Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Araçuaí.
Sobre o Fórum
Lançado em 2011, este evento é uma realização da Universidade Federal de Minas Gerais – Polo Jequitinhonha – e ocorre de forma itinerante. Então ao longo destes anos, o Fórum tem se tornado um espaço consolidado de debate e de proposições para a solução de problemas enfrentados pelas mulheres.
Além disso, participam do Fórum, associações, grupos e entidades de representações femininas. Ou seja, lideranças de várias instituições que compõem o grande encontro das mulheres do Vale do Jequitinhonha, em seus territórios: Alto, Médio e Baixo. De acordo com os organizadores, o Fórum tem por objetivo “criar um momento de confraternização e reflexão que permita compartilhar ideias, desejos, experiências e esperanças entre as participantes”.
Definição de temas
Ainda segundo a organização do evento, os temas do próximo encontro são definidos, pelas participantes, ao final de cada Fórum. Sendo assim, entre os temas já abordados estão: Violência contra a mulher; Políticas Públicas Direcionadas à Mulher; Representação Política das Mulheres; Cidadania Feminina; Geração de Renda e Emancipação Feminina. Entre os municípios que sediaram o Fórum estão: Jequitinhonha (2011); Itaobim (2012); Capelinha (2013); Araçuaí (2014); Virgem da Lapa (2015); Araçuaí (2017); Diamantina (2018); Berilo (2019); Araçuaí (2022).