Ceará tem feito visitas a diversos municípios no interior do Estado. Segundo o ex-jogador, projeto é uma forma de incentivo ao esporte e à solidariedade.
O jogador Marcos Venâncio, mais conhecido como “Ceará”, participou de episódios marcantes na história do Cruzeiro. Dentre eles, está a série de vitórias consecutivas que resultou na conquista do bicampeonato Brasileiro de 2013 e 2014. Sobretudo Ceará defendeu a camisa azul e teve participação em diversos outros jogos importantes entre os anos de 2012 e 2015.
Desse modo, o ex-lateral direito segue como uma figura respeitada na história do Cruzeiro e também dos torcedores. Mas, agora, ele deseja continuar este trabalho fora de campo com o apoio de toda a comunidade. Por isso, neste fim de semana, o ex-jogador está em Governador Valadares. Segundo Ceará, esta não é a primeira vez que ele vem ao município. Mas a visita à Valadares, desta vez, tem um propósito maior:
“Valadares tem muito torcedor. Na verdade, esta região do Vale do Rio Doce, do Vale do Aço tem muito cruzeirense. E nós temos um projeto chamado Amigos do Ceará, que fazemos jogos beneficentes no estado de Minas. Obviamente, o apelo maior é para a torcida do Cruzeiro. Viemos em Valadares, Ipatinga, justamente com este objetivo: propagar este projeto para que a população saiba e possa abraçar, nos ajudar”, disse Ceará em entrevista ao DRD.
Projeto Amigos do Ceará
De acordo com o ex-jogador, o Amigos do Ceará está em fase de apresentação. Então ainda não há uma atuação efetiva do projeto dos municípios, o que Ceará pretende tornar realidade. Sendo assim, ele reforça que não trata-se apenas de futebol. Para o empresário, o que vale é o incentivo ao esporte como um todo e à solidariedade. “Este projeto consiste em jogos beneficentes e também em dar apoio e suporte a outros projetos sociais voltados para o esporte, em todas as suas modalidades”, explica.
Portanto Ceará ressalta a importância de aproveitar uma posição de destaque para ajudar quem mais precisa. “Como eu sempre fui inserido no futebol, a gente consegue desenvolver mais os jogos beneficentes e consegue, de uma certa forma, atrair mais pessoas no campo, no estádio. E, assim, com todos participando, a gente consegue ajudar famílias carentes que necessitam do básico, que é o alimento”, pontua.
Além dos jogos beneficentes, Ceará faz visita a escolas e centros esportivos do interior de Minas Gerais, onde conta sua história para as crianças que praticam futebol.
“Eu me considero um embaixador voluntário do Cruzeiro. Porque a torcida, sobretudo, dos interiores, é a que tem menos acesso à capital, ao time, aos jogadores que eles admiram. Então estamos fazendo este trabalho de visitar a torcida, de conhecer um pouco mais os torcedores e, ali, ter também um movimento “Pró-Cruzeiro”, que é de suma importância neste momento que o clube está vivendo”, avalia o ex-lateral.
“Inclinação a ajudar o próximo”
Já sobre o desejo em ajudar pessoas, Ceará afirma ser uma característica enraizada, parte de seus princípios. O ex-jogador, que é evangélico, conta que já atuava em ações de cunho social desde os tempos dentro de campo: “A vida é feita de ciclos. Mesmo estando jogador, eu já estava me preparando para o pós-carreira. E devido os meus princípios cristãos, sempre tive uma inclinação para ajudar o próximo, estender as mãos para as pessoas que carecem, que necessitam. Enquanto jogador, eu fazia muito isso em parceria com igrejas“.
PSG Academy
Antes de atuar no Cruzeiro, o ex-lateral Ceará jogou pelo time francês Paris Saint-Germain. Ceará esteve no PSG por 5 anos (2005-2012) e chegou a utilizar, em algumas ocasiões, a braçadeira de capitão do time. Então após 8 anos de seu retorno ao Brasil, em 2020, Ceará assumiu o posto de embaixador do Centro Paris Saint-Germain Academy no Brasil, localizado em Belo Horizonte.
Na entrevista ao DRD, Ceará nos conta detalhes de sua transição na carreira, além das novas responsabilidades profissionais e sociais. Confira:
Por fim, Ceará aproveitou a oportunidade para agradecer o carinho dos torcedores do Vale do Rio Doce e se colocar à disposição: “Quero me direcionar a você, que está nos acompanhando. Que Deus abençoe sua vida, sua família, e dizer que vocês podem contar comigo. Nós sabemos que, infelizmente, as representatividades, hoje, no meio político, nem sempre são eficazes. Tenho me colocado à disposição, sobretudo, para trazer benefício às crianças, adolescentes e jovens. E fazer com que os sonhos que elas têm possam se tornar cada vez mais possíveis. Um grande abraço!”.
Interessados em conhecer o projeto Amigos do Ceará podem acompanhar as ações ou entrar em contato pelo perfil no instagram @amigosceara.