O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (19), em um auditório, no centro de Valadares
Na manhã desta quinta-feira (19), vereadores de diversas regiões do Estado participaram do encontro estadual promovido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB). O encontro teve por objetivo levantar discussões acerca da legislação vigente para os partidos, possíveis mudanças, além de debater sobre o papel do vereador nos municípios.
No encontro estiveram os palestrantes Lucas Bessoni, que é advogado eleitoralista, e o ex-vereador de Belo Horizonte, Matheus Simões. Bessoni falou sobre a Reforma Eleitoral para 2022. De acordo com o especialista, é fundamental que vereadores e candidatos se qualifiquem e estejam por dentro das regras eleitorais.
“Muitos vão se candidatar ou ajudar um candidato a deputado. Então hoje vamos trazer uma palestra sobre as reformas eleitorais que irão valer nestas eleições de 2022. Uma [reforma] mais polêmica é a federação. Com a queda das coligações, os partidos se movimentaram, em Brasília, para poderem criar esta união que não é tão temporária quanto a coligação. Mas é definitiva, com duração de 4 anos. Isso tem gerado muitas dúvidas, porque as federações são firmadas, hoje, mas vão valer também para as eleições municipais de 2024. Então este é um tema de muita importância e de interesse dos vereadores que vão estar aqui”, explica o palestrante.
Assistencialismo na política
Já Mateus Simões trouxe o tema “Como Romper com o Assistencialismo”. De acordo com o ex-vereador de BH, problemas particulares não podem envolver um vereador, se a solução não servir ao coletivo. “A maioria das pessoas espera do vereador um trabalho de despachante. Como se ele fosse uma pessoa para resolver o problema dela individualmente. Só que isso acaba deixando para trás o papel verdadeiro do vereador, que é o de resolver os problemas que são do coletivo. A gente tem que tomar cuidado com este ciclo vicioso”, adverte.
Contudo Simões esclarece que a prática de recorrer ao vereador em questões individuais é cultural. Portanto ele acredita que o eleitor foi educado a agir dessa forma, o que seria incorreto: “O cidadão, infelizmente, foi educado a acreditar que o vereador está ali para resolver o pequeno problema. Mas o vereador tem como, cada vez que vai atender a um cidadão, perguntar a ele: ‘Qual problema que isso que você está passando gera para o resto da sociedade?’. Se a conclusão for que aquele problema não afeta mais ninguém, é porque, provavelmente, não deveria ser o vereador quem vai resolver”, conclui.
Oportunidade de aproximação entre as Câmaras
Para o vereador Enes Cândido (PMN), esta é uma oportunidade de aproximação entre as gestões municipais. “Além dos relacionamentos interpessoais, você traz, aqui, as menores Câmaras para perto das maiores. E a troca de experiência com os vereadores de municípios da macrorregião e dos municípios que são da região. Então a troca de experiência do maior com o menor faz com que o crescimento da nossa região seja potencializado”, declarou Enes Cândido.
Sobretudo o vereador ressalta que o atual foco dos assuntos tratados entre os vereadores é o desenvolvimento econômico da região. “Estamos, neste evento, em paralelo com a Expoleste. E nós queremos é o desenvolvimento“, destacou.
O deputado federal Hercílio Diniz (PMN) também marcou presença no encontro desta manhã. Ele falou sobre a relevância do encontro. De acordo com Diniz, o vereador é o político que está mais próximo do eleitor no dia a dia. Portanto é necessária uma aproximação, também, entre aqueles que ocupam este cargo. “As demandas mais quentes, mais urgentes, quem traz é o vereador. Este intercâmbio com outros municípios é para ter conhecimento e para que a gente possa pautar este conhecimento na nossa pauta nacional”, comentou Diniz.
Turismo é assunto principal entre Valadares e Governo de Minas nesta quinta
Por fim, Hercílio Diniz aproveitou a oportunidade para destacar o turismo de Valadares, assunto que é tema da visita do governador Romeu Zema (Novo) ao município. “A grande oportunidade de Valadares é o turismo. Nós temos a Ibituruna, que chamamos de ‘pedra bruta’. Precisamos lapidar ali, fazer eventos, esporte e até mesmo gastronomia. É um local muito bem apresentado. A maior ‘indústria’ que temos, aqui, é o turismo”, salientou o deputado federal.
O governador Romeu Zema, que está em Valadares desde ontem (18) em visita à Expoleste, também compareceu no encontro estadual da UVB, nesta manhã. Na entrevista coletiva, Zema falou sobre a reunião a qual irá participar.
O encontro entre o governador e o departamento de turismo da cidade acontece nesta tarde, em uma propriedade da Ibituruna. De acordo com Zema, o objetivo é identificar demandas no setor de turismo, além de novas oportunidades para alavancar o desenvolvimento do município.