O “Pescando no Parque 2022” é o evento de abertura das festividades do aniversário de 58 anos de Ipatinga e acontece tradicionalmente no Domingo de Ramos. Moradores se reúnem no entorno da lagoa do Parque Ipanema para uma competição de pesca esportiva, autorizada pela Prefeitura neste período de celebrações. Na manhã do último domingo (10), o momento de lazer reuniu mais de 5 mil pessoas em sua 21ª edição.
Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Maciel Rodrigues, o evento trouxe à população mais um motivo para comemorar: o resgate das tradições interrompidas pela pandemia de covid-19. “Devido à pandemia, ficamos dois anos sem realizar esta divertida competição. Mas agora estamos resgatando os eventos tradicionais na cidade. Quero agradecer aos parceiros envolvidos, que nos ajudaram a garantir uma disputa organizada, cheia de entusiasmo e com toda segurança para a população”, declarou.
Evento supervisionado
Ainda segundo a Prefeitura de Ipatinga, a competição, que iniciou às 7h, contou com a supervisão de representantes da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer (Semcel), da Associação de Pescadores Amigos do Rio Doce e seus Afluentes (Aspard) e da Associação Regional de Proteção Ambiental do Vale do Aço (ARPAVA). Essas organizações ficaram responsáveis por verificar a pesagem dos pescados.
Nessa edição do “Pescando no Parque”, foram pescados cerca de 83 quilos de peixes entre as espécies Tambaqui, Tilápia e Tambacu.
O pescador que garantiu o 1º lugar na categoria “maior quantidade de peixes pescados”, pescou aproximadamente 8,3 kg. Enquanto pela categoria “peixe mais pesado”, os três primeiros colocados pescaram 3,100 kg, 2,700 kg e 2,500 kg respectivamente.
O evento contou também com o apoio do Sicoob – Vale do Aço, Samu e Copasa.