Valadares se classifica na categoria ‘B’ do Mapa do Turismo Brasileiro

Governador Valadares agora faz parte da lista que compõe a categoria “B” do Mapa do Turismo Brasileiro. A certificação se deu através do Ministério do Turismo por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do Termo de Compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Esse instrumento do Governo Federal reúne os municípios com vocação turística e identifica as ações de promoção, necessidades de investimentos, qualificação e melhorias de cada região. Fazer parte do Mapa significa estar apto a receber recursos federais para potencializar o turismo, tornando o município mais competitivo e permitindo, assim, o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda.

Atualmente, Valadares é um dos municípios que têm um turismo mais consolidado, com fluxo significativo e maior quantidade de equipamentos turísticos de hospedagem. Embora o Brasil conte com 2.694 cidades distribuídas em 333 regiões turísticas, segundo o Mapa, menos de 12% delas estão classificadas nas categorias “A” e “B”.  É importante lembrar que as categorias vão de “A” a “E” e levam em conta o desempenho da economia a fim de otimizar a distribuição de recursos públicos e orientar a elaboração de políticas específicas para cada uma delas. Ainda segundo o Mapa, mais da metade dos destinos do país (56,5%) estão na categoria “D”, ou seja, ainda em desenvolvimento.

Para participar do Mapa, o município precisou cumprir alguns requisitos estabelecidos na Portaria Federal nº 41/2021, como possuir um órgão responsável pelo setor turístico; ter um orçamento definido para investimentos; comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e também de uma Associação, Fórum ou Comitê, bem como ter assinado um Termo de Compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT), dentre outros. Também fazem parte do Mapa, cidades como Ouro Preto, São João del Rei, Araxá, Tiradentes, São Lourenço, Paracatu, Camanducaia, Caxambu e Diamantina.

O Mapa do Turismo, que pode ser acessado clicando aqui, conta agora com a emissão do certificado digital para os municípios que o integram. Confira! Com informações da Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Deslizamento de terra deixa dois homens soterrados

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Na tarde desta quinta-feira (19), por volta das 14h, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) foi acionado para atender uma ocorrência