A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança Estratégica da Qualidade, Inovação Tecnológica e Sustentabilidade Econômica, lançou o projeto de “Roteirização Turística”. O objetivo é permitir a estruturação dos atrativos turísticos.
O evento de lançamento foi realizado na quinta-feira (24) no auditório Maria Angélica – Paço Municipal. Teve a participação de empresários, líderes comunitários e entidades parceiras, como: Conselho Municipal de Turismo – Comtur, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais – EMATER/MG; Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA, entre outros.
O projeto visa consolidar Coronel Fabriciano como destino turístico e estimular novos investimentos. Dessa forma, será utilizada a metodologia da Organização Mundial do Turismo (OMT), que confere nome ao projeto. Será feita uma avaliação e hierarquização dos atrativos turísticos, atividades econômicas e produção associada ao turismo.
“Nós temos riquezas que nunca foram exploradas. Por isso, estamos aqui dando um pontapé inicial com a presença dos principais atores envolvidos neste processo, para que o nosso município possa estruturar e potencializar o turismo local”, explicou o vice-prefeito Sadi Lucca.
Para Juvenal Martins, dono de um restaurante na Serra dos Cocais inaugurado há mais de um ano, o projeto é fundamental para alavancar as potencialidades locais. “Todos estão empenhados em melhorar o turismo na nossa Serra dos Cocais. Essa iniciativa é muito boa, não só para nós, mas para a região”, disse.
Serra dos Cocais
A localidade está situada a cerca de 20 quilômetros do centro de Fabriciano. Possui 1.200 metros acima do nível do mar e destaca-se por um importante remanescente de Mata Atlântica. A Serra contém várias cachoeiras e mirantes, além de ser usada para a prática de esportes radicais, como mountain bike, escaladas, trekking, rapel, trilhas e automobilismo off-road.