Cláudio Baesso Lopes, técnico de controle e faturamento da Cemig, explica de forma detalhada como são geradas as contas de luz para a população
Estar em dia com a conta de luz é uma das principais preocupações do valadarense quando falamos em gastos mensais fixos. Afinal, neste calor de Valadares, ficar sem o querido ventilador ou ar-condicionado está fora de cogitação.
Mas quanto a isso, não se preocupe. O foco da nossa conversa com o técnico de controle e faturamento da Cemig, Cláudio Baesso Lopes, esclarece pontos importantes que irão lhe ajudar. De hoje em diante, é bem provável que você passe a dar mais atenção a alguns detalhes da sua fatura.
Em uma conversa super esclarecedora com nossa equipe, o técnico explica o processo de geração da conta de luz desde a leitura do relógio medido, até a formulação dos prazos para pagamento.
Leitura do medidor e geração da conta
À equipe uniformizada que, todos os meses, está em nossas ruas conferindo os relógios, chamamos de leituristas. O técnico pontua que cada cidade é dividida entre as equipes em até 18 regiões. Então a Cemig define uma data mensal, por região, para a realização das leituras.
“No mês seguinte, o leiturista retorna a este local e faz novamente a leitura. Ele se direciona até o medidor de energia e digita o valor encontrado no medidor, num smartphone com o programa da Cemig. Este programa vai fazer a contabilização da leitura de hoje, em relação à leitura do mês passado. A partir deste valor, o sistema calcula o valor da conta e o leiturista faz a entrega desta fatura ao cliente”.
Quanto à geração da fatura, Baesso ressalta que é de forma imediata. Tudo acontece por meio de um sistema de contagem e geração instantâneos.
Como é definido o vencimento?
Antes de tudo, o técnico acredita ser importante frisar ao consumidor que existem duas possibilidades na hora de definir o vencimento da conta: o prazo fixo estabelecido pela própria Cemig ou a data, também fixa, escolhida pelo cliente.
No caso do vencimento estipulado pela Cemig, conta-se a partir do quinto dia útil desde a realização da leitura. Por exemplo: se a leitura do seu relógio for feita hoje (28), a data de vencimento da sua conta, conforme a Cemig, pode ser do dia 4 de abril em diante.
Já o cliente pode escolher entre até 6 opções de datas fixas. Nessa situação, o vencimento ocorrerá na data então pré-estabelecida pelo próprio consumidor. Assim o cliente pode escolher pagar a conta, por exemplo, em todos os dias 11. No entanto ainda que não dependa exclusivamente do dia em que a leitura foi realizada, o vencimento deve sempre respeitar o limite de cinco dias úteis desde a data da leitura.
Muita atenção a este acontecimento:
Diante da última informação, Baesso esclarece uma dúvida comum entre os consumidores: “por que chegaram duas contas em um único mês na minha casa?”
Realmente parece algo confuso, mas um breve esclarecimento já é suficiente para entendermos. De acordo com o técnico, isso acontece quando a leitura do relógio ocorreu numa data muito próxima à que o próprio cliente escolheu.
Se, por exemplo, a data pré-estabelecida pelo consumidor for todo dia 11 e a leitura de um determinado mês acontecer em um dia 8, não será possível gerar a fatura para ser paga no dia 11. O intervalo entre as duas datas é de apenas 2 dias, não respeitando, portanto, o limite de 5 dias úteis. Então, quando isso acontece, a conta que viria neste mês é lançada para o próximo mês.
Nesta circunstância, ao mesmo passo que o cliente ganha um tempo a mais para pagar, acumula-se duas faturas no próximo mês. Isso é o que causa estranheza em quem ainda não se atentou às datas de leitura e vencimento.
Faturas das zonas rurais
Por fim, Baesso explica como nas zonas rurais a dinâmica de contabilização é diferente. De acordo com o profissional, em vez de mensalmente, como na área urbana, os leituristas vão aos locais uma vez em cada 3 meses. Então, nos dois meses em que a leitura presencial não é feita, a empresa gera uma fatura baseada no consumo médio anual daquela casa.
Cemig pede à população que não dificulte acesso aos relógios
Assim como nas casas da zona rural, a geração da fatura pelo consumo médio anual também pode ocorrer quando o leiturista não consegue visualizar o relógio medidor. Baesso relata que casos assim são muito comuns, principalmente nos bairros. De acordo com o técnico, alguns moradores que escolhem instalar o relógio medidor no interior do imóvel acabam dificultando a leitura dos equipamentos e, assim, a formulação da conta.
Ainda de acordo com Baesso, os leituristas têm providenciado apetrechos como espelhos e paus de selfie para conseguirem visualizar o medidor nessas situações.
“Nos casos de impedimento, é importante ressaltar que o cliente pode fornecer esta leitura para a concessionária. Basta ele observar a data da próxima leitura. Esta data é bem legível na conta. Então, uns 3 a 5 dias antes desta data, o cliente envia esta leitura [por meio de foto] para a concessionária”, esclarece.
O técnico finaliza ressaltando que, em caso de quaisquer dúvidas, reclamações ou até mesmo queixas relacionadas à fatura mensal de energia, o público pode entrar em contato pelos canais oficiais de comunicação. São eles: o telefone 116, o aplicativo ‘Cemig Atende‘ e as agências de atendimento. Uma das unidades está localizada na rua 7 de Setembro, nº 2.993, Centro, em Valadares.
“Todo cliente tem o direito de se manifestar, de procurar algum destes canais de atendimento”, conclui.