A prefeitura municipal de Ipatinga desobriga o uso de máscaras em alguns ambientes fechados. O Decreto n° 9.994 foi publicado na última segunda-feira (7) no Diário Oficial.
De acordo com o decreto publicado no dia seguinte, a exigência do uso de máscaras será apenas em áreas médico-hospitalares públicas e privadas (com atendimento médico) da cidade.
O uso de máscaras já estava liberado em locais abertos desde novembro do ano passado. Com este novo decreto, além dessa liberação em locais fechados, o fornecimento de álcool gel e medição de temperatura também estão desobrigados.
Segundo o relatório atualizado da Secretaria de Saúde, mais de 80% da população vacinável (acima de cinco anos) está imunizada com a segunda dose. O documento monitora e avalia os índices da doença na cidade.
O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, informa que os donos de estabelecimentos comerciais, que são privados, têm a liberdade de exigir o uso de máscaras ou não, apenas dentro do estabelecimento.
A prefeitura ressalta, por meio de nota, que os moradores devem buscar os pontos de vacinação dentro do prazo previsto para recebimento da segunda e terceira doses. O procedimento é necessário para que os números permaneçam estáveis no município.
Nessa terça-feira (8), a prefeitura de Ipatinga informou que a UTI e Enfermaria Covid não serão mais de uso exclusivo para pacientes com covid-19, e passam a ser UTI e Enfermaria Geral, com notificação dos casos de pacientes com coronavírus internados em cada uma delas.
Assista a reportagem completa: