De acordo com informações, o motim começou porque os detentos se recusaram as receber alimentação
No início da tarde desta segunda-feira (28) foi registrado um princípio de motim no Centro de Remanejamento Provisório (Ceresp) de Governador Valadares, no bairro Santo Dumont II. Vários policiais penais foram convocados. Não há informações de feridos.
No local, familiares dos detentos aguardavam algum comunicado sobre o ocorrido.
De acordo com uma testemunha, foi possível ouvir gritos dos detentos e fumaça. Ainda segundo informações, o tumulto começou em um dos blocos, após o cancelamento do banho de sol. Além disso, a proibição das visitas e de entrada de materiais têm causado insatisfação entre os detentos.
Em nota, o Departamento Penitenciário de Minas Gerais ( Depen-MG) informou que policiais penais do Centro de Remanejamento Provisório de Governador Valadares I atuaram para conter uma subversão da ordem na unidade.
Por volta das 12h30, presos se recusaram a receber a alimentação e, agitados, iniciaram gritaria. Alguns detentos atearam fogo em pedaços de lençóis e colchões. A unidade prisional controlou a situação sem necessidade de reforço extra.
Por praxe, uma conferência estrutural será realizada. A unidade segue a rotina, sem alterações neste momento. Reportagem: Márcio Soares