Foi lançada nesta semana a quarta charge do Projeto “Justiça e Arte – artistas mineiros no combate à lavagem de dinheiro”. Assinada pelo artista Cau Gomez, a nova criação retrata de forma lúdica como funciona essa prática criminosa.
O Projeto “Justiça e Arte – Artistas mineiros no combate à lavagem de dinheiro” foi desenvolvido em parceria entre o MPMG, o Caoet, a Cartuminas e o Observatório Lei.A, com objetivo de trazer reflexões sobre combate à lavagem de dinheiro e popularizar o trabalho do Ministério Público através da Arte, Cultura e Comunicação.
Cláudio Antônio Gomes, conhecido como Cau Gomez, natural de Belo Horizonte, é cartunista, caricaturista, chargista, ilustrador e artista visual desde 1988. Já trabalhou em grandes jornais pelo Brasil e recebeu mais de 60 premiações, incluindo eventos internacionais em Portugal, Espanha, Colômbia, Dinamarca, França, Grécia, Turquia e Itália. Ele também é coautor e ilustrador de livros.
Além dele, outros 11 artistas mineiros foram convidados a criar obras com a temática do combate à lavagem de dinheiro, numa forma de popularizar o entendimento sobre o trabalho do Ministério Público usando linguagens e segmentos como as artes, cultura e comunicação.
Em janeiro, a terceira arte do projeto foi assinada pela artista Chantal Herskovic.