DNIT e o Programa Conexão DNIT trazem dicas simples de segurança no trânsito, que podem evitar grandes transtornos
A volta às aulas costuma ser motivo de ansiedade para as crianças e motivo de mais atenção para os pais devido ao aumento do fluxo simultâneo de veículos nas vias próximas às escolas.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Programa de Educação para o Trânsito – Conexão DNIT, trazem dicas simples de segurança no trânsito, com foco em crianças e adolescentes na fase escolar, a fim de evitar grandes transtornos.
A faixa de pedestre é para ser usada. Muitos papais e mamães levam seus filhos de carro até o colégio, outros optam por uma boa caminhada, há aqueles que contam com transportes alternativos, sejam as conhecidas vans, ou mesmo os ônibus escolares. Em todos estes casos, a segurança das crianças e adolescentes não pode ser descuidada. A regra é clara: use e respeite a faixa de pedestre.
Uso de fone de ouvido, distração perigosa. Mais um ponto de atenção é a questão do uso de fones de ouvido em vias públicas, portanto pais e mães orientem seus filhos. Uma dica é usar apenas um dos fones, deixando o outro ouvido livre para ouvir o alerta de uma buzina, ou orientações de um agente de trânsito. Pedestres que usam fones nos dois ouvidos têm maior probabilidade de se acidentar.
Conforme o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é dever do motorista zelar pela segurança do pedestre, ciclista, skatista, motociclista, assim como é dever do pedestre e demais estarem sempre atentos aos veículos. Sendo assim, motorista, o maior protege o menor! Outro artigo do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, importante a ser lembrado, é o 252, que diz: “Caracterizar-se-á como infração gravíssima no caso de o condutor estar segurando ou manuseando telefone celular”. Além da multa, esta atitude pode gerar consequências sérias.
A questão das colisões traseiras em frente de escolas e colégios, ponto não menos importante, pode ser evitado com medidas simples. Dê seta mostrando qual direção o carro irá tomar; indique ao motorista de trás que está prestes a parar e não freie bruscamente.
Segundo o Manual de Trânsito do Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), “a forma de dirigir permite reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer”.
Crianças bem orientadas e adultos responsáveis minimizam as chances de acidentes no trânsito.
Juntos salvamos vidas!
Coordenação-Geral de Comunicação Social – DNIT