PCMG comemora 2 anos de implementação do projeto Plantão Digital

Projeto utiliza sistema de videoconferência para adotar medidas legais relacionadas a ocorrências; saiba como funciona

A Polícia Civil de Minas Gerais comemorou, ontem (20), dois anos de implementação do Plantão Digital, um projeto da PCMG classificado pelo governo estadual como prioritário, que tem o propósito de agilizar atendimentos de plantão, diminuir custos e otimizar a apuração da investigação de crimes.

De acordo com a equipe, o Plantão Digital já funciona em 53 unidades policiais, distribuídas em 48 municípios, que contemplam todas as regiões do Estado. Em 2022, a PCMG prevê adotar o projeto em mais 26 unidades policiais.

Como funciona

O Plantão Digital consiste na utilização do sistema de videoconferência para que delegado e escrivão, a distância, adotem todas as medidas legais pertinentes às ocorrências policiais com pessoa conduzida em razão de flagrante delito ou por estar foragida da Justiça à Delegacia de Polícia, onde estão fisicamente presentes os investigadores.

O gerente da Iniciativa Estratégica do Plantão Digital, delegado Thiago Rocha, destaca que “essa metodologia permite que municípios que não contam com a Delegacia de Polícia em funcionamento 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, passem a atender as ocorrências policiais ininterruptamente apenas com a presença de investigadores fisicamente presentes nas delegacias dessas cidades”.

Com a adoção da ferramenta, o delegado ressalta que são evitados deslocamentos desnecessários, economizando tempo e recursos públicos. “Evita-se que a polícia preventiva ostensiva, testemunhas e vítimas tenham que se deslocar do município do crime para encerrar a ocorrência no município sede de Plantão Regionalizado. Esse deslocamento, muitas das vezes, deixa o município do crime desguarnecido de policiamento preventivo ostensivo, expondo à alta vulnerabilidade a segurança e a paz social. Entretanto com o Plantão Digital, impede essa vulnerabilidade, pois permite que a ocorrência policial seja atendida na Delegacia de Polícia da circunscrição territorial do crime”, ressaltou Thiago.

O delegado ainda destaca que a implementação do projeto reflete na gestão de recursos humanos. Os delegados e escrivães antes escalados para regime de plantão passam a atuar em regime de expediente, sem prejudicar o atendimento oferecido pelas unidades plantonistas. “Esse redirecionamento permite que a Polícia Civil cumpra com maior êxito sua missão: realizar a investigação criminal de forma eficiente e eficaz impactando na redução da criminalidade, integrando a gestão coletiva da segurança pública e justiça criminal”.

Outros benefícios

• Diminuição do tempo entre o encerramento da ocorrência até a conclusão do procedimento investigativo instaurado, permitindo que a polícia preventiva ostensiva retorne mais rapidamente ao patrulhamento e atendimento de outras ocorrências;

• Prevenção do risco de acidentes ínsito ao deslocamento em rodovias;

• Diminuição do desgaste psicofísico de policiais, testemunha e vítimas , ínsito aos longos deslocamentos;

• Economia com combustível e manutenção de viaturas em razão da desnecessidade de deslocamentos.

Início do projeto

O projeto-piloto teve início em janeiro de 2020, em caráter experimental, na Delegacia Regional de Polícia Civil em Nova Lima e na Deplan III do Barreiro/Belo Horizonte. O Plantão Digital foi regulamentado pela Resolução nº 8.133, em 25 de março de 2020. Confira mais informações sobre o Plantão Digital da PCMG assistindo a este vídeo.

Central Estadual do Plantão Digital

Inaugurada em dezembro do ano passado, a unidade está instalada no Prédio Alterosas, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

A Central reúne, em um primeiro momento, os plantões para atendimento de ocorrências policiais com indivíduo conduzido das delegacias de plantão em Belo Horizonte, Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Nova Lima, Sabará e Santa Luzia, além do Departamento Estadual de Investigação de Crimes de Trânsito.

Municípios que já possuem o Plantão Digital:

Nova Lima, Manhuaçu, Caratinga, Lavras, Varginha, Divinópolis, Itaúna, Governador Valadares, Guanhães, Sabará, Santa Luzia, Pirapora, Curvelo, Diamantina, Capelinha, São João Del Rei, Barbacena, Formiga, Bom Despacho, Pará de Minas, Nova Serrana, Taiobeiras, Janaúba, Campo Belo, Três Corações, Januária, Nanuque, Almenara, Pedra Azul, Teófilo Otoni, Ouro Preto, Vespasiano, Passos, Piumhi, Alfenas, Carmo do Rio Claro, Ituiutaba, Frutal, Belo Horizonte (cinco Deplans), Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Ipatinga, Ponte Nova, Guaxupé, São Sebastião do Paraíso, João Monlevade e Itabira.

Com informações da PCMG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Corpo é encontrado boiando no Rio Doce

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – No início da tarde dessa segunda-feira (23), um corpo foi encontrado boiando nas águas do Rio Doce, no final da rua

Adolescente morre após ser baleado na cabeça

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Na tarde desse domingo (22), um homicídio foi registrado na Rua Padre Paraíso, no bairro Turmalina. Patrick Alef da Silva Moura,