Ministério da Saúde envia equipes, medicamentos, vacinas e insumos para cidades afetadas pelas enchentes na Bahia

Estado já recebeu mais de 4,2 toneladas de remédios e outros equipamentos; operação conjunta do Governo Federal foi criada no último sábado (25)

Para atender e dar apoio à população atingida pelas enchentes na Bahia, o Ministério da Saúde está no estado com uma força-tarefa para distribuir insumos, medicamentos, vacinas e os equipamentos necessários para diminuir os riscos na situação de emergência. Neste fim de semana, trabalhadores de saúde e técnicos da pasta se deslocaram para os locais afetados pelas fortes chuvas. Outras equipes já foram enviadas nas últimas semanas. Mais de 470 mil moradores foram atingidos em 116 municípios baianos, segundo a Defesa Civil.

Desde o início deste mês, a pasta monitora atentamente a situação com uma sala de emergência na Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS).

Até agora, a operação já enviou mais de 4,2 toneladas de remédios e insumos, suficientes para atender cerca de 25 mil pessoas com necessidade de medicação básica. Mais de 100 mil vacinas contra a influenza também foram direcionadas para o estado, além de mais de 40 mil doses contra Hepatite A pediátrica.

Para as equipes que estão envolvidas nas operações de resgate, o Ministério da Saúde encaminhou mais de 1,3 mil equipamentos, entre botas, máscaras N95, casacos impermeáveis, uniformes e testes de antígeno para detectar a covid-19.

O Ministério da Saúde também está reforçando as medidas de prevenção e resposta às doenças e agravos mais recorrentes em inundações, para evitar óbitos por leptospirose, outras doenças e acidente com animais peçonhentos.

Há a preocupação com a qualidade da água para o consumo dos moradores após as enchentes, por isso, o Ministério da Saúde distribuiu 20 equipamentos para análise. Até o último balanço, cerca de 300 amostras foram avaliadas. Mais 1 milhão de frascos de hipoclorito de sódio foram encaminhados para apoiar o tratamento da água nas cidades afetadas.

A população indígena de 22 aldeias em Itamaraju, no interior do estado, recebeu mais de 1 mil cestas básicas e 4,3 mil litros de água. As equipes do Ministério da Saúde também estão intensificando as ações de orientação para combate de arboviroses, como a dengue, com a distribuição de 5 milhões de pastilhas larvicidas para combater o mosquito.

No último sábado (25), o Governo Federal criou uma operação conjunta de socorro aos municípios baianos, com os ministérios do Desenvolvimento Regional, da Cidadania e da Saúde, além do governo estadual. Uma base de apoio foi instalada em Ilhéus, no sul do Estado. O Ministério da Saúde está monitorando a situação de todos os locais afetados ininterruptamente, em uma sala de situação para inundações. Ministério da Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM