Uma forte chuva que caiu em Valadares na tarde desta quinta-feira (23) gerou alagamentos em várias partes da cidade, causando transtornos à população. Segundo a Defesa Civil de Governador Valadares, apesar da previsão de 25mm de chuva para esta tarde, o índice chegou a 40mm.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Valadares e região estão no alerta laranja de chuvas intensas, podendo cair de 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia de chuva e ocorrer ventos intensos (60-100 km/h). Além disso, dentro desse contexto, há o risco de corte de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Em Valadares há registros de alagamentos tanto na região central também nos bairros, situação que dificulta a vida de motoristas, motociclistas, comerciantes e moradores em geral. A Defesa Civil emitiu uma nota ressaltando que a rede de escoamento não suportou o volume de água, por isso os registros de alagamentos. Ainda na nota, destaca que, até o momento, não houve nenhuma ocorrência, e que segue monitorando o rio Doce.
Confira a nota na íntegra:
“A Prefeitura, por meio da Defesa Civil de Governador Valadares, informa que, em virtude da forte chuva da tarde desta quinta-feira (23), a rede de escoamento não suportou a vasão e em vários pontos da cidade houve alagamentos. A previsão era de 25mm; no entanto, foram contabilizados aproximadamente 40mm.
A Defesa Civil ressalta ainda que, até o momento, não houve ocorrências, e que segue monitorando o rio Doce. Ele saiu da cota de Alerta e da cota de Atenção, ou seja, está dentro da normalidade típica para este período.”
Veja aqui alguns dos registros do Centro, Santo Antônio e Cidade Jardim, feitos na hora da chuva intensa.