A Prefeitura de Caratinga iniciou ontem (1º) um importante trabalho pelas ruas do município na companhia do mascote Educatran. O objetivo da ação é conscientizar condutores, ciclistas e pedestres sobre a necessidade do respeito às normas de trânsito para o bem de todos. O diretor do Departamento de Trânsito, José Geraldo, fez questão de destacar algumas das razões que motivaram os trabalhos na cidade.
“Sabemos que muitas pessoas não têm consciência ainda do semáforo e da faixa de pedestres, daquele momento de atravessar, aquele momento de aguardar… Sabemos que todo cruzamento é um local que tem um alto índice de acidentes, e estamos aí para orientar a todos. Também estaremos abordando aqueles usuários da via que estacionam em vagas preferenciais. Iremos orientá-los a não fazer dessa forma, porque causa um prejuízo, um dano àquele que precisa daquela vaga de estacionamento”, esclareceu José Geraldo.
Segundo a Prefeitura, em 2020, a frota de veículos de Caratinga aumentou em 16% e a expectativa é de que até o fim deste ano existam 47 mil automóveis e motocicletas na cidade, o equivalente a um veículo para cada duas pessoas. Em função desse levantamento, a reorganização do trânsito tem sido uma preocupação da atual administração do município.
A Prefeitura informou ainda que neste ano foi alterada a direção do cruzamento das ruas Alberto Vieira Campos, Coronel José Maria Fernandes e Avenida Marechal Deodoro da Fonseca. Além disso, o Departamento de Trânsito anunciou a construção de uma nova rotatória no fim da avenida Catarina Cimini, próximo ao viaduto.
Para o diretor do Departamento de Trânsito, a presença do mascote Educatran não é sinônimo apenas de advertência, mas de esperança quando o assunto é a boa convivência no trânsito. “Além de trazer a orientação sobre as regras de sinalização de trânsito, [o mascote] estará trazendo mais alegria para a nossa cidade”, disse.