Prefeitura de Valadares alerta: furto e retirada de grelhas das bocas de lobo geram danos à cidade

Município enfatiza que, além de serem crimes, tais práticas geram prejuízos ambientais e de saúde pública

Uma regra que para a maioria pode ser tão óbvia ainda é motivo de descontentamento na nossa região. A retirada ou os danos causados nas grelhas das bocas de lobo – grades das galerias de escoamento de água – tem sido motivo de prejuízos não apenas à administração pública, mas também para a população. 

Além de ser prejudicial ao meio ambiente e à saúde da comunidade, a falta de proteção também pode causar acidentes e servir de habitat para insetos e outros transmissores de doenças.

“Extrapolando a esfera criminal do problema, a ausência das grades implica um problema ambiental e de saúde pública, visto que, sem elas, o escoamento da água da chuva também é afetado, causando entupimento das bocas de lobo e contribuindo com a formação de pontos de alagamento ou inundação”, adverte a assessoria de comunicação.

Ausência de proteção pode causar acidentes e outros problemas graves

Prejuízo também financeiro

Segundo a Prefeitura, apenas uma grade completa com suporte custa em média R$600,00 aos cofres públicos. A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) ainda não possui um levantamento sobre a quantidade exata de grades perdidas, mas registrou um aumento notório das práticas de retirada indevida dos objetos.

A Prefeitura também informou que a SMOSU tem trabalhado na produção de grades de concreto, com o objetivo de repor as que foram retiradas e evitar a repetição dos danos.

Grades de concreto estão sendo providenciadas pela SMOSU

O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Robson Campos, aponta algumas das principais razões para a ocorrência de furtos e clama pelo apoio da população no combate a essa prática.

“Em alguns casos, as grelhas são furtadas para serem revendidas como sucatas em ferros velhos. Por isso, pedimos à população que evite danificar ou jogar lixo nos bueiros e, quando perceber alguém danificando ou furtando peças da boca de lobo, que denuncie à Polícia Militar. Também contamos com a colaboração dos donos de ferro velhos para que não endossem essa prática, adquirindo esse tipo de material”, disse.

O dano ao patrimônio e o furto são crimes e podem gerar a prisão dos responsáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Deslizamento de terra deixa dois homens soterrados

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Na tarde desta quinta-feira (19), por volta das 14h, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) foi acionado para atender uma ocorrência