O curso é uma parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/FAEMG – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais). O aperfeiçoamento na produção através das capacitações faz parte do Programa Municipal de Fortalecimento das Agroindústrias. O objetivo é capacitar os produtores e agregar valor à produção, inclusão social com geração de renda no campo, levar conhecimento, qualificando o setor, considerando a importância socioeconômica e cultural dos produtos como queijo, requeijão e iogurtes.
A carga horária é de 40 horas, período em que os alunos aprendem sobre higiene pessoal, ambiente, equipamentos e utensílios; educação ambiental; conservação e tratamento do leite; pasteurização; principais etapas de fabricação; tipos de coagulação; medidas equivalentes; e noções básicas de comercialização.
O cronograma dos cursos começa segunda-feira (8) para os produtores rurais dos distritos de Brejaubinha, Córrego dos Bernardos e Porto das Cachoeiras (Santo Antônio do Porto) e vai até dia 12 de novembro. De 22 à 26 de novembro em Penha do Cassiano, Melquíades, Córrego do Limoeiro, Córrego dos Prazeres. De 13 à 17 de dezembro em Xonin de Cima, Assentamento Joaquim Nicolau e Assentamento Barro Azul. Ao todo 32 produtores serão beneficiados.