Dia das Crianças: PC orienta responsáveis para segurança no trânsito com os pequenos

A Polícia Civil de Minas Gerais, em comemoração ao Dia das Crianças, alerta pais e responsáveis para os cuidados com as crianças no trânsito. As atitudes dos adultos no dia a dia são exemplos para as crianças.

Os pequenos são mais vulneráveis a ter ferimentos graves em acidentes do que os adultos. Isso porque o corpo da criança, em relação ao do adulto, é mais frágil. De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2018, mais de 11 mil crianças foram internadas por conta de acidentes de trânsito.

O levantamento do Ministério, divulgado em 2018, aponta que, no Brasil, os acidentes de trânsito são a principal causa de morte de crianças e adolescentes entre 5 e 14 anos.

O diretor do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), delegado Eurico da Cunha Neto, destaca que as ações dos adultos são os principais exemplos para as crianças. “[…] É preciso lembrar que é observando, no dia a dia, as atitudes dos responsáveis que eles assimilam as regras que aprendem na escola e que, assim, passam a adotar atitudes seguras nas vias”, afirma.

A PC orienta os responsáveis sobre ações que podem prevenir acidentes, como:

  • Crianças menores de 10 anos e com menos de 1,45m devem ser transportadas no banco traseiro com equipamento adequado à idade;
  • Menores de 10 anos não devem ser transportados em garupa de motocicleta;
  • Transite dentro da velocidade máxima permitida e redobre a atenção próximo a escolas;
  • Reforce para as crianças que não é seguro colocar a cabeça e braços para fora das janelas;
  • Durante a travessia na faixa de pedestres, explique que, mesmo em locais sinalizados, deve-se observar o tráfego antes de atravessar a rua.
Divulgação/PCMG

O delegado pontua, ainda, que as escolas são núcleos responsáveis por orientar as crianças sobre o comportamento no trânsito. “As escolas desempenham um papel importante na educação de trânsito e, por isso, o Detran-MG desenvolve diversas ações voltadas para os estudantes”, destaca.

A Coordenação de Educação de Trânsito do Detran-MG desenvolve ações para estudantes, do ensino infantil ao fundamental, abordando o tema de forma lúdica e didática. As instituições de ensino, públicas e particulares, podem participar das ações promovidas, gratuitamente, pelo Detran-MG. Para informações sobre as atividades do programa de Educação de Trânsito, as escolas interessadas podem enviar e-mail para cet.detran.pcmg@gmail.com.

Fonte: Agência Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Adolescente morre após ser baleado na cabeça

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Na tarde desse domingo (22), um homicídio foi registrado na Rua Padre Paraíso, no bairro Turmalina. Patrick Alef da Silva Moura,